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Document type: Tese
Title: Consciência espiritual e social na escola : processo educativo necessário para a formação humana
Author: Zorzan, Adriana Salete Loss 
Advisor: Portal, Leda Lísia Franciosi
Abstract (native): O tema de pesquisa, Consciência Espiritual e Social na Escola: processo educativo necessário para a Formação Humana, foi desenvolvido a partir do problema Quais são as contribuições das práticas de vivências de autoformação para a ampliação das consciências espiritual e social do sujeito aprendente do contexto escolar?. Teve como objetivos: a) Possibilitar experiências de autoformação aos sujeitos aprendentes a partir de práticas vivenciais para a ampliação das consciências espiritual e social; b) Proporcionar aos sujeitos aprendentes a participação em oficinas de autoformação, como possibilidade de instigá-los à reflexão sobre suas maneiras de ser e de se relacionar consigo e com os outros; c) Descrever e analisar, a partir das narrativas orais e escritas dos sujeitos aprendentes, as experiências constituídas, nas oficinas de autoformação, para a compreensão das contribuições à ampliação das consciências espiritual e social; d) Analisar a importância do trabalho pedagógico de autoformação, a ser desenvolvido nas escolas, para a ampliação das consciências espiritual e social dos sujeitos aprendentes; e) Contribuir com reflexões teóricas e práticas junto às escolas, no sentido de instigá-las na construção de ações pedagógicas de autoformação para a ampliação das consciências espiritual e social dos sujeitos aprendentes. Assim, a investigação sob a abordagem qualitativa, de caráter exploratório descritivo-interpretativo com a metodologia de pesquisa-formação, desenvolveu-se a partir de estudos bibliográficos e de pesquisa empírica. Os eixos teóricos do estudo foram: a) Formação da consciência social; b) Formação da consciência espiritual; c) Educação e autoformação para o desenvolvimento humano. O estudo empírico foi organizado em vinte e quatro oficinas pedagógicas de autoformação para ampliação das consciências espiritual e social, e vivenciado com 10 sujeitos (alunos) de uma rede pública escolar, sob acompanhamento de uma professora. Nas práticas das vivências, os instrumentos utilizados foram a narrativa oral e a narrativa escrita, a partir do que mapeamos as falas significativas dos sujeitos e constituímos compreensões referentes ao problema de investigação e a defesa da seguinte tese A prática de vivências de autoformação contribui, significativamente, para a constituição de experiências de ampliação das consciências espiritual e social do sujeito aprendente, possibilitando integrar-se consigo mesmo e com o outro, repercutindo na aprendizagem do espaço escolar. Assim, o estudo permitiu verificar a importância do trabalho pedagógico de autoformação com os sujeitos (alunos) para a ampliação das consciências espiritual e social, de modo a possibilitar a saída das cegueiras nas relações humanas, a aprendizagem da arte de viver e o desenvolvimento integral (das inteligências) do ser humano.
Keywords: EDUCAÇÃO
PSICOLOGIA EDUCACIONAL
INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS
ESPIRITUALIDADE
RELAÇÕES INTERPESSOAIS
CNPQ Knowledge Areas: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Language: por
Country: BR
Publisher: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Institution Acronym: PUCRS
Department: Faculdade de Educaç
Program: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citation: ZORZAN, Adriana Salete Loss. Consciência espiritual e social na escola : processo educativo necessário para a formação humana. 2009. 353 f. Tese (Doutorado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2009.
Access type: Acesso Aberto
URI: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3618
Issue Date: 4-Sep-2009
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Educação

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