Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3618
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorZorzan, Adriana Salete Loss-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4713666D6por
dc.contributor.advisor1Portal, Leda Lísia Franciosi-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4788845H8por
dc.date.accessioned2015-04-14T14:22:59Z-
dc.date.available2009-09-21-
dc.date.issued2009-09-04-
dc.identifier.citationZORZAN, Adriana Salete Loss. Consciência espiritual e social na escola : processo educativo necessário para a formação humana. 2009. 353 f. Tese (Doutorado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2009.por
dc.identifier.urihttp://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3618-
dc.description.resumoO tema de pesquisa, Consciência Espiritual e Social na Escola: processo educativo necessário para a Formação Humana, foi desenvolvido a partir do problema Quais são as contribuições das práticas de vivências de autoformação para a ampliação das consciências espiritual e social do sujeito aprendente do contexto escolar?. Teve como objetivos: a) Possibilitar experiências de autoformação aos sujeitos aprendentes a partir de práticas vivenciais para a ampliação das consciências espiritual e social; b) Proporcionar aos sujeitos aprendentes a participação em oficinas de autoformação, como possibilidade de instigá-los à reflexão sobre suas maneiras de ser e de se relacionar consigo e com os outros; c) Descrever e analisar, a partir das narrativas orais e escritas dos sujeitos aprendentes, as experiências constituídas, nas oficinas de autoformação, para a compreensão das contribuições à ampliação das consciências espiritual e social; d) Analisar a importância do trabalho pedagógico de autoformação, a ser desenvolvido nas escolas, para a ampliação das consciências espiritual e social dos sujeitos aprendentes; e) Contribuir com reflexões teóricas e práticas junto às escolas, no sentido de instigá-las na construção de ações pedagógicas de autoformação para a ampliação das consciências espiritual e social dos sujeitos aprendentes. Assim, a investigação sob a abordagem qualitativa, de caráter exploratório descritivo-interpretativo com a metodologia de pesquisa-formação, desenvolveu-se a partir de estudos bibliográficos e de pesquisa empírica. Os eixos teóricos do estudo foram: a) Formação da consciência social; b) Formação da consciência espiritual; c) Educação e autoformação para o desenvolvimento humano. O estudo empírico foi organizado em vinte e quatro oficinas pedagógicas de autoformação para ampliação das consciências espiritual e social, e vivenciado com 10 sujeitos (alunos) de uma rede pública escolar, sob acompanhamento de uma professora. Nas práticas das vivências, os instrumentos utilizados foram a narrativa oral e a narrativa escrita, a partir do que mapeamos as falas significativas dos sujeitos e constituímos compreensões referentes ao problema de investigação e a defesa da seguinte tese A prática de vivências de autoformação contribui, significativamente, para a constituição de experiências de ampliação das consciências espiritual e social do sujeito aprendente, possibilitando integrar-se consigo mesmo e com o outro, repercutindo na aprendizagem do espaço escolar. Assim, o estudo permitiu verificar a importância do trabalho pedagógico de autoformação com os sujeitos (alunos) para a ampliação das consciências espiritual e social, de modo a possibilitar a saída das cegueiras nas relações humanas, a aprendizagem da arte de viver e o desenvolvimento integral (das inteligências) do ser humano.por
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2015-04-14T14:22:59Z (GMT). No. of bitstreams: 1 416679.pdf: 1714185 bytes, checksum: 26d5189d4ffa1954ac5c54f531c991e2 (MD5) Previous issue date: 2009-09-04eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/13220/416679.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpor
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçpor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsPUCRSpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEDUCAÇÃOpor
dc.subjectPSICOLOGIA EDUCACIONALpor
dc.subjectINTELIGÊNCIAS MÚLTIPLASpor
dc.subjectESPIRITUALIDADEpor
dc.subjectRELAÇÕES INTERPESSOAISpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleConsciência espiritual e social na escola : processo educativo necessário para a formação humanapor
dc.typeTesepor
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
416679.pdfTexto Completo1,67 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.