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Document type: Tese
Title: Uma investigação acerca dos fatores que contribuem para o mal-estar e bem-estar dos professores que trabalham com EAD
Author: Weber, Sueli Wolff 
Advisor: Mosquera, Juan José Mouriño
Abstract (native): Esta tese de doutorado aborda, sob a ótica qualitativa, um estudo de caso, tendo como principal objetivo apontar fatores que contribuíram, para que docentes do Curso de Pedagogia na Modalidade a Distância da Universidade do Estado de Santa Catarina-UDESC vivenciassem estados de Bem-Estar ou de Mal-Estar no exercício de suas atividades. A pesquisa procura não só identificar esses fatores positivos, mas também avaliar se os conflitos e tensões que interferem no animus dos professores, provocando o Mal-Estar, acontecem em menor grau ou inexistem na docência em EaD, quando comparada com a docência do ensino presencial, ou melhor, se o sistema de EaD, implantado pela UDESC para a oferta do Curso de Pedagogia na Modalidade a Distância, propiciou aos professores desenvolverem suas atividades de forma prazerosa, ou pelo contrário, se foi preditor de Mal-Estar e insatisfação profissional. O fio condutor da pesquisa alicerça-se teoricamente, sobremaneira, nos conceitos de Mal-Estar e Bem-Estar na docência expressos por Esteve (1999) e Jesus (2002) e, também, por Mosquera e Stobäus (2005), dentre outros. A autora investiga o pensamento de quinze professores universitários que exerceram, pela primeira vez, a docência na Educação a Distância. Para a coleta dos dados, vale-se de entrevistas semi-estruturadas, via internet, através de um site elaborado especialmente para este fim. Para considerar os depoimentos dos entrevistados, utiliza a técnica de análise de conteúdo de Bardin (2004), definindo, a partir daí, as categorias, as subcategorias e as dimensões: o Bem-Estar na docência em EaD (concepção de EaD para o professor, o sentido da docência na EaD para o professor, o trabalho coletivo, cooperativo e solidário, infraestrutura organizacional da EaD na UDESC: condições de trabalho; o animus dos professores com relação à docência na EAD); o Mal-Estar na Docência em EAD (falta de comprometimento individual e institucional com a EAD). Os resultados da pesquisa evidenciam que os professores do Curso de Pedagogia, desenvolvido na modalidade à distância, vivenciaram muito mais intensamente o Bem-Estar do que o Mal-Estar, este último manifestado em algumas situações muito específicas. A pesquisa aponta os diversos fatores que contribuíram para o Bem-Estar dos professores, destacando as condições infraestruturais e o trabalho coletivo, cooperativo e solidário como os principais desencadeadores do Bem-Estar na docência em EaD. Sustenta que as condições infraestruturais adequadas à EaD e a ação docente coletiva, cooperativa e solidária na Educação a Distância se constituem em elementos sine qua non para a operacionalização da Educação a Distância e são imprescindíveis, para se garantir educação com qualidade e uma vivência saudável, harmoniosa, prazerosa e de Bem-Estar na docência. Ainda, a tese mostra, com base nos depoimentos dos professores, que a Educação a Distância, por múltiplas razões, é propiciadora, mais do que o ensino presencial, de Bem-Estar docente e se constitui, quando implantada com responsabilidade, quando estruturada em bases teóricas e em experiências consolidadas, uma alternativa de ensino de qualidade e de acesso à educação para mais pessoas.
Keywords: EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
PROFESSORES - ATUAÇÃO PROFISSIONAL
SATISFAÇÃO NO TRABALHO
BEM-ESTAR PESSOAL
SAÚDE OCUPACIONAL
CNPQ Knowledge Areas: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Language: por
Country: BR
Publisher: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Institution Acronym: PUCRS
Department: Faculdade de Educaç
Program: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citation: WEBER, Sueli Wolff. Uma investigação acerca dos fatores que contribuem para o mal-estar e bem-estar dos professores que trabalham com EAD. 2009. 174 f. Tese (Doutorado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2009.
Access type: Acesso Aberto
URI: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3601
Issue Date: 26-Feb-2009
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Educação

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