Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3553
Tipo do documento: Dissertação
Título: Relatos de discentes de educação física da PUCRS campus Uruguaiana sobre sua formação
Autor: Baez, Marcio Alessandro Cossio 
Primeiro orientador: Stobäus, Claus Dieter
Resumo: Atualmente existem inúmeros trabalhos que relatam sobre a formação de professores, cada um deles com um enfoque especial e único. O que mais nos inquietava era o fato de maior parte destes estudos enfocarem análises sobre as perspectivas na formação acadêmica na área de Educação Física, sem jamais preocupar-se com o processo de formação, visto pelo prisma dos principais atores do mesmo, os discentes. Para isso, foi necessário questionarmos quais os motivos que levam a buscar a formação em Educação Física, bem como identificar, através de registros, observações e análise de particularidades da fala dos acadêmicos, a relação entre a imagem pré-estabelecida e a realidade encontrada nos cursos de formação de professores de Educação Física, e, por fim, identificar o contexto em que estão inseridos os acadêmicos de Educação Física e sua influência na formação. A investigação caracterizou-se como um estudo de caso descritivo, de cunho qualitativo, no qual buscamos compreender os fenômenos nas suas origens e na perspectiva do participante entrevistado/observado. Os discentes analisados/observados são do curso de Educação Física da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul Campus Uruguaiana, entrevistados de forma coletiva e individual, além de observados em sua realidade cotidiana, o que possibilitou análises complementárias entre si, de como se dão as relações e as tendências dos principais enfoques da formação em Educação Física, cujas categorias são: Identidade profissional; escolha profissional; experiências acadêmicas; e visão profissional. Revelam habilidades utilizadas pelos acadêmicos durante seu processo de trans(formação) em profissionais de Educação Física, evidenciando que, com o passar dos anos, o amadurecimento, os relatos sofrem transformações, demonstrando uma maior valorização de experiências que proporcionem um crescimento acadêmico.
Palavras-chave: FORMAÇÃO PROFISSIONAL
EDUCAÇÃO FÍSICA
ENSINO SUPERIOR
PROFESSORES - FORMAÇÃO PROFISSIONAL
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Sigla da instituição: PUCRS
Departamento: Faculdade de Educaç
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citação: BAEZ, Marcio Alessandro Cossio. Relatos de discentes de educação física da PUCRS campus Uruguaiana sobre sua formação. 2008. 102 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2008.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3553
Data de defesa: 29-Fev-2008
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
400733.pdfTexto Completo539,76 kBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.