Export this record: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3510
Document type: Dissertação
Title: A reconstrução da prática docente em matemática em um grupo de estudos de professoras
Author: Oliveira, Gláucia Elisa de 
Advisor: Ramos, Maurivan Güntzel
Abstract (native): O presente trabalho relata o processo de reorganização da prática docente associada ao currículo de Matemática do Ensino Fundamental em um grupo de estudos formado por professoras de uma escola privada de Porto Alegre, Rio Grande do Sul. O grupo reuniu-se com o objetivo de observar sua evolução teórica e compreender as principais modificações em sua prática, partindo da seguinte questão norteadora: de que modo se reconstrói a prática docente de professoras de Matemática do Ensino Fundamental que participam de um grupo de estudos? Nas reuniões, as professoras buscaram estratégias para qualificar seu trabalho cotidiano, com vistas a sua melhoria e à da aprendizagem dos alunos. A investigação traz à luz as dificuldades das professoras em motivar seus alunos, tendo-se observado que é fundamental reconstruir a prática docente, envolvendo os educandos nas atividades escolares. O grupo também constatou que, para que a reorganização de sua ação se efetive e os educandos encontrem significado no que estão aprendendo, é necessário aproximar os conteúdos e as atividades propostas do contexto da comunidade. No processo de discussão sobre o âmbito escolar no grupo de professoras, refletindo, compartilhando saberes, trocando experiências e aprendendo a aprender, foi possível observar a recuperação da auto-estima das participantes. Com isso, ficou claro aos sujeitos da pesquisa que, na sala de aula, podem mediar as situações de aprendizagem, incentivando os alunos a serem sujeitos participativos, autônomos e críticos na construção do seu saber.
Keywords: MATEMÁTICA - ENSINO FUNDAMENTAL
PROFESSORES - ENSINO FUNDAMENTAL
EDUCAÇÃO - MATEMÁTICA
PRÁTICA DE ENSINO
CNPQ Knowledge Areas: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Language: por
Country: BR
Publisher: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Institution Acronym: PUCRS
Department: Faculdade de Fíca
Program: Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática
Citation: OLIVEIRA, Gláucia Elisa de. A reconstrução da prática docente em matemática em um grupo de estudos de professoras. 2006. 107 f. Dissertação (Mestrado em Ciências e Matemática) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2006.
Access type: Acesso Aberto
URI: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3510
Issue Date: 23-Aug-2006
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
383783.pdfTexto Completo617.45 kBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.