Export this record: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3504
Document type: Dissertação
Title: Contribuições da acentuação do pensamento no desenvolvimento e aprimoramento da habilidade em medir comprimentos e superfícies
Author: Ferigolo, Claudia Suzana 
Advisor: Hillebrand, Vicente
Abstract (native): A justificativa para a realização desta pesquisa, de natureza qualitativa, deve-se ao fato de os alunos apresentarem dificuldades em relação às medidas. Essa lacuna na aprendizagem da Matemática é responsável, dentre outras dificuldades, pelo fato de os alunos não saberem utilizar os instrumentos para medir e não conseguirem estabelecer as relações entre as unidades. Na tentativa de superar tais dificuldades, investigou-se a contribuição da acentuação do pensamento no desenvolvimento e aprimoramento da habilidade em medir comprimentos e superfícies. Para isso, foram elaboradas atividades relativas às medidas de comprimento e de superfície, que acentuassem o pensamento, ou seja, dessem aos alunos oportunidades para pensar e participarem ativamente do processo de ensino e de aprendizagem. A investigação foi realizada com uma turma de alunos de 8ª série de uma escola municipal, durante o segundo semestre letivo de 2005. Os alunos realizaram essas atividades semanalmente, com a orientação da professora-pesquisadora, a qual reuniu, ao longo desse período, os registros em forma de diário, as entrevistas, os materiais escritos produzidos pelos alunos provenientes das atividades e do relatório final. As informações foram submetidas à análise textual discursiva, uma metodologia que consiste na unitarização e na categorização dessas informações, seguidas da comunicação pela produção de um metatexto que apresenta a descrição e interpretação dos sentidos e significados apreendidos pelo pesquisador. Com base na análise, verificou-se que de fato a acentuação do pensamento contribuiu para que os alunos de 8ª série desenvolvessem e aprimorassem a habilidade em medir comprimentos e superfícies, uma vez que propiciou uma mudança nítida de comportamento da turma, o desenvolvimento da autonomia e a aprendizagem, de forma a estarem aptos a utilizar esse conhecimento em situações cotidianas e quando julgarem necessário. Com a realização desta pesquisa, pode-se concluir que a acentuação do pensamento exerce um papel fundamental, pois as suas contribuições convergem para um eficaz ensino e aprendizagem das medidas de comprimento e de superfície, e para uma adequada Educação Matemática. Assim, esta pesquisa, além de atingir o objetivo proposto, oportunizará aos professores e futuros professores a refletirem sobre sua prática e melhorarem seu trabalho em sala de aula
Keywords: EDUCAÇÃO - MATEMÁTICA
MATEMÁTICA - ENSINO FUNDAMENTAL
SISTEMA MÉTRICO - ESTUDO E ENSINO
CNPQ Knowledge Areas: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Language: por
Country: BR
Publisher: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Institution Acronym: PUCRS
Department: Faculdade de Fíca
Program: Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática
Citation: FERIGOLO, Claudia Suzana. Contribuições da acentuação do pensamento no desenvolvimento e aprimoramento da habilidade em medir comprimentos e superfícies. 2007. 153 f. Dissertação (Mestrado em Ciências e Matemática) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2007.
Access type: Acesso Aberto
URI: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3504
Issue Date: 8-Mar-2007
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
391136.pdfTexto Completo273.12 kBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview
000391136-Texto+Completo+Apendices+A-B-1.pdfTexto Completo Apendices AB19.87 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview
000391136-Texto+Completo+Apendices+C-D-2.pdfTexto Completo Apendices CD5.68 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.