Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3500
Tipo do documento: Dissertação
Título: Projetos de aprendizagem e educar pela pesquisa como prática de cidadania
Autor: Nicolini, Cristiane Antonia Hauschild 
Primeiro orientador: Moraes, Roque
Resumo: Compreender o processo da prática de cidadania em sala de aula de Matemática por meio de uma metodologia que combina projetos de aprendizagem e educação pela pesquisa, é o objetivo desta investigação. O trabalho foi desenvolvido com alunos do ensino fundamental da Escola Municipal de Ensino Fundamental Ipiranga do município de Colinas RS. Para tanto, a aula foi organizada de forma que cada aluno elaborasse o seu projeto de aprendizagem partindo de um tema de seu interesse iniciando-se dessa forma um processo de pesquisa. Os resultados apresentados foram obtidos por meio de análise textual qualitativa das reflexões escritas pelos alunos durante o processo, das observações diárias, dos registros orais e das produções escritas. Discutem-se as compreensões atingidas referentes à prática de cidadania pela participação, pela argumentação e pela construção do conhecimento. Os resultados encontrados mostram que a cidadania pode ser praticada em sala de aula por meio de um trabalho que combina projetos de aprendizagem e educação pela pesquisa, para formar cidadãos autônomos críticos e criativos capazes de aprender ao longo de suas vidas. Esta combinação metodológica proporciona aos alunos momentos para falarem, discutirem, questionarem, criticarem, escreverem, argumentarem, enfim, momentos que propiciam o tornar-se autor, sujeito participativo, autônomo, responsável pela sua aprendizagem reconstruindo dessa forma a sua realidade.
Palavras-chave: MATEMÁTICA - ENSINO
FUNDAMENTAL
APRENDIZAGEM
PESQUISA EDUCACIONAL
CIDADANIA
PROJETOS EDUCACIONAIS
MATEMÁTICA - MÉTODOS DE ENSINO
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Sigla da instituição: PUCRS
Departamento: Faculdade de Fíca
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática
Citação: NICOLINI, Cristiane Antonia Hauschild. Projetos de aprendizagem e educar pela pesquisa como prática de cidadania. 2006. 139 f. Dissertação (Mestrado em Ciências e Matemática) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2006.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3500
Data de defesa: 13-Jan-2006
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
341110.pdfTexto Completo648,05 kBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.