Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3500
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorNicolini, Cristiane Antonia Hauschild-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4744956P6por
dc.contributor.advisor1Moraes, Roque-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4785875Z6por
dc.date.accessioned2015-04-14T14:13:11Z-
dc.date.available2007-05-22-
dc.date.issued2006-01-13-
dc.identifier.citationNICOLINI, Cristiane Antonia Hauschild. Projetos de aprendizagem e educar pela pesquisa como prática de cidadania. 2006. 139 f. Dissertação (Mestrado em Ciências e Matemática) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2006.por
dc.identifier.urihttp://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3500-
dc.description.resumoCompreender o processo da prática de cidadania em sala de aula de Matemática por meio de uma metodologia que combina projetos de aprendizagem e educação pela pesquisa, é o objetivo desta investigação. O trabalho foi desenvolvido com alunos do ensino fundamental da Escola Municipal de Ensino Fundamental Ipiranga do município de Colinas RS. Para tanto, a aula foi organizada de forma que cada aluno elaborasse o seu projeto de aprendizagem partindo de um tema de seu interesse iniciando-se dessa forma um processo de pesquisa. Os resultados apresentados foram obtidos por meio de análise textual qualitativa das reflexões escritas pelos alunos durante o processo, das observações diárias, dos registros orais e das produções escritas. Discutem-se as compreensões atingidas referentes à prática de cidadania pela participação, pela argumentação e pela construção do conhecimento. Os resultados encontrados mostram que a cidadania pode ser praticada em sala de aula por meio de um trabalho que combina projetos de aprendizagem e educação pela pesquisa, para formar cidadãos autônomos críticos e criativos capazes de aprender ao longo de suas vidas. Esta combinação metodológica proporciona aos alunos momentos para falarem, discutirem, questionarem, criticarem, escreverem, argumentarem, enfim, momentos que propiciam o tornar-se autor, sujeito participativo, autônomo, responsável pela sua aprendizagem reconstruindo dessa forma a sua realidade.por
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2015-04-14T14:13:11Z (GMT). No. of bitstreams: 1 341110.pdf: 663603 bytes, checksum: 8b54825033ccf43cf9c45a7d43433ede (MD5) Previous issue date: 2006-01-13eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/12745/341110.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpor
dc.publisher.departmentFaculdade de Fícapor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsPUCRSpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectMATEMÁTICA - ENSINOpor
dc.subjectFUNDAMENTALpor
dc.subjectAPRENDIZAGEMpor
dc.subjectPESQUISA EDUCACIONALpor
dc.subjectCIDADANIApor
dc.subjectPROJETOS EDUCACIONAISpor
dc.subjectMATEMÁTICA - MÉTODOS DE ENSINOpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleProjetos de aprendizagem e educar pela pesquisa como prática de cidadaniapor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
341110.pdfTexto Completo648,05 kBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.