Export this record: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3393
Document type: Dissertação
Title: O papel da experimentação no ensino pela pesquisa em física
Author: Oliveira, Márcio Marques Lopes de 
Advisor: Rocha Filho, João Bernardes da
Abstract (native): Esta pesquisa, com o objetivo de compreender o papel da experimentação no ensino pela pesquisa em Física, iniciou com o desenvolvimento de atividades práticas, relacionadas ao tema energia, conservação e suas transformações, com um grupo de alunos do ensino médio, em uma escola pública, apresentado detalhadamente em anexo ao trabalho. A partir disso houve a construção de subsídios teóricos em consulta bibliográfica relacionada ao tema do educar pela pesquisa. A educação pela pesquisa apresenta-se como uma ferramenta de valia na superação das dificuldades atuais de ensino e aprendizagem no contexto escolar. O fundador desta proposta, Pedro Demo direciona sua atenção ao desenvolvimento de pesquisas em áreas como: metodologia científica, pesquisa qualitativa e questões relacionadas a aprendizagens, tendo como foco principal as escolas públicas. No contexto de suas abordagens percebe as atividades experimentais como mecanismos capazes de promover aprendizagens, se desenvolvidas de forma apropriada. A educação através da pesquisa aplicada aos níveis básicos de ensino é mais bem entendida quando pensada em termos de reconstrução de conhecimento. Nesse sentido a experimentação assume papel crucial, principalmente quando direcionamos nossas atenções para o ensino de Física. Desenvolver atividades que apresentem características de educação pela pesquisa no âmbito escolar significa romper pelo menos com duas práticas vigentes, e fortemente arraigadas na educação de nosso País. A primeira relaciona-se com o atual entendimento dos professores sobre o que vem a ser uma aula, que percebem esse espaço como um momento de aprendizagem por meio de resolução de exercícios simplificados e fundamentada principalmente no mero treinamento através da cópia ou repetição. E a segunda, associa-se à má utilização, também por parte dos educadores, das atividades experimentais no contexto escolar, apresentando aos alunos práticas meramente demonstrativas ou que transmitem a ideia de teorias prontas, acabadas e, portanto, verdadeiras. O presente trabalho busca compreender as diferentes formas de que podemos nos valer para que ocorra aprendizagem significativa, e nessas diferentes formas o papel da experimentação quando trabalhada nos moldes propostos por Demo, apresentando características de construção e reconstrução do conhecimento. A implementação dos pressupostos do educar pela pesquisa no âmbito escolar esteve presente na proposta investigativa aplicada, incluindo aulas estruturadas em torno de atividades experimentais coerentes com os princípios da pesquisa e da capacidade reconstrutiva, utilizando como indicadores de controle os Parâmetros Curriculares Nacionais e as Diretrizes Curriculares Nacionais, documentos legais que direcionam a educação em nosso País.
Keywords: EDUCAÇÃO
EXPERIMENTAÇÃO
FÍSICA - ENSINO MÉDIO
ENERGIA - CONSERVAÇÃO
PESQUISAS
CNPQ Knowledge Areas: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Language: por
Country: BR
Publisher: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Institution Acronym: PUCRS
Department: Faculdade de Fíca
Program: Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática
Citation: OLIVEIRA, Márcio Marques Lopes de. O papel da experimentação no ensino pela pesquisa em física. 2010. 198 f. Dissertação (Mestrado em Ciências e Matemática) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2010.
Access type: Acesso Aberto
URI: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3393
Issue Date: 26-Aug-2010
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
427168.pdfTexto Completo13.24 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.