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dc.creatorOliveira, Márcio Marques Lopes de-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4253052J2por
dc.contributor.advisor1Rocha Filho, João Bernardes da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4700583J3por
dc.date.accessioned2015-04-14T14:12:44Z-
dc.date.available2010-12-01-
dc.date.issued2010-08-26-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Márcio Marques Lopes de. O papel da experimentação no ensino pela pesquisa em física. 2010. 198 f. Dissertação (Mestrado em Ciências e Matemática) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2010.por
dc.identifier.urihttp://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3393-
dc.description.resumoEsta pesquisa, com o objetivo de compreender o papel da experimentação no ensino pela pesquisa em Física, iniciou com o desenvolvimento de atividades práticas, relacionadas ao tema energia, conservação e suas transformações, com um grupo de alunos do ensino médio, em uma escola pública, apresentado detalhadamente em anexo ao trabalho. A partir disso houve a construção de subsídios teóricos em consulta bibliográfica relacionada ao tema do educar pela pesquisa. A educação pela pesquisa apresenta-se como uma ferramenta de valia na superação das dificuldades atuais de ensino e aprendizagem no contexto escolar. O fundador desta proposta, Pedro Demo direciona sua atenção ao desenvolvimento de pesquisas em áreas como: metodologia científica, pesquisa qualitativa e questões relacionadas a aprendizagens, tendo como foco principal as escolas públicas. No contexto de suas abordagens percebe as atividades experimentais como mecanismos capazes de promover aprendizagens, se desenvolvidas de forma apropriada. A educação através da pesquisa aplicada aos níveis básicos de ensino é mais bem entendida quando pensada em termos de reconstrução de conhecimento. Nesse sentido a experimentação assume papel crucial, principalmente quando direcionamos nossas atenções para o ensino de Física. Desenvolver atividades que apresentem características de educação pela pesquisa no âmbito escolar significa romper pelo menos com duas práticas vigentes, e fortemente arraigadas na educação de nosso País. A primeira relaciona-se com o atual entendimento dos professores sobre o que vem a ser uma aula, que percebem esse espaço como um momento de aprendizagem por meio de resolução de exercícios simplificados e fundamentada principalmente no mero treinamento através da cópia ou repetição. E a segunda, associa-se à má utilização, também por parte dos educadores, das atividades experimentais no contexto escolar, apresentando aos alunos práticas meramente demonstrativas ou que transmitem a ideia de teorias prontas, acabadas e, portanto, verdadeiras. O presente trabalho busca compreender as diferentes formas de que podemos nos valer para que ocorra aprendizagem significativa, e nessas diferentes formas o papel da experimentação quando trabalhada nos moldes propostos por Demo, apresentando características de construção e reconstrução do conhecimento. A implementação dos pressupostos do educar pela pesquisa no âmbito escolar esteve presente na proposta investigativa aplicada, incluindo aulas estruturadas em torno de atividades experimentais coerentes com os princípios da pesquisa e da capacidade reconstrutiva, utilizando como indicadores de controle os Parâmetros Curriculares Nacionais e as Diretrizes Curriculares Nacionais, documentos legais que direcionam a educação em nosso País.por
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2015-04-14T14:12:44Z (GMT). No. of bitstreams: 1 427168.pdf: 13562067 bytes, checksum: 797c60c34b00667ddffc3bf6f2ec4d71 (MD5) Previous issue date: 2010-08-26eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/11577/427168.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpor
dc.publisher.departmentFaculdade de Fícapor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsPUCRSpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEDUCAÇÃOpor
dc.subjectEXPERIMENTAÇÃOpor
dc.subjectFÍSICA - ENSINO MÉDIOpor
dc.subjectENERGIA - CONSERVAÇÃOpor
dc.subjectPESQUISASpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleO papel da experimentação no ensino pela pesquisa em físicapor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática

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