Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3333
Tipo do documento: Dissertação
Título: Ambientes interativos e a aprendizagem do conteúdo de soluções no ensino médio
Autor: Lara, José Ivan Marques
Primeiro orientador: Basso, Nara Regina de Souza
Resumo: Este trabalho de pesquisa tem por objetivo avaliar as contribuições de uma proposta de ensino para o conteúdo de soluções, na disciplina de Química, por meio de uma unidade de aprendizagem, feita com os alunos de uma turma de segundo ano do ensino médio em uma escola pública, levando em consideração visitas a ambientes interativos, como Museus, e atividades envolvendo provas do ENEM, disponíveis nos bancos de dados do INEP. O problema central da pesquisa foi o seguinte: De que forma uma proposta educacional que inclua contribuições de museus regionais e museus interativos pode contribuir para a aprendizagem do conteúdo de soluções no ensino médio, considerando o desempenho dos alunos da cidade de Carazinho, evidenciado pelos bancos de dados do INEP? No contexto da investigação, a unidade de aprendizagem foi construída considerando os princípios do educar pela pesquisa. As respostas aos questionamentos deste trabalho de pesquisa foram feitas pelo método da Análise Textual Discursiva, em uma abordagem qualitativa e descritiva, voltada à compreensão das informações contidas nos depoimentos através da análise das escritas dos alunos, pela qual se chegou ao resultado deste trabalho. Como resultados da aplicação da unidade de aprendizagem em ambientes interativos os alunos destacaram a participação, a criatividade, a liberdade de ação e a responsabilidade como valores empregados no trabalho. E esta nova visão levou os alunos a melhorarem o seu desempenho, não só nas aulas de química, mas em outras disciplinas.
Palavras-chave: EDUCAÇÃO
APRENDIZAGEM
ANÁLISE DO DISCURSO
MÉTODOS E TÉCNICAS DE ENSINO
INTERATIVIDADE
PESQUISAS
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Sigla da instituição: PUCRS
Departamento: Faculdade de Fíca
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática
Citação: LARA, José Ivan Marques. Ambientes interativos e a aprendizagem do conteúdo de soluções no ensino médio. 2008. 69 f. Dissertação (Mestrado em Ciências e Matemática) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2008.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3333
Data de defesa: 27-Mar-2008
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
403148.pdfTexto Completo401,62 kBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.