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Tipo do documento: Dissertação
Título: O ensino da física moderna no ensino médio : necessidades e dificuldades no oeste catarinense
Autor: Kessler, Sérgio Luís 
Primeiro orientador: Rocha Filho, João Bernardes da
Resumo: Partindo da idéia de que as teorias da Física Moderna devem ser incorporadas ao currículo de Física do Ensino Médio, este trabalho teve como objetivo investigar de que maneira ocorre o ensino dessa área do conhecimento nas escolas do extremo Oeste de Santa Catarina. Também pretendeu avaliar modificações no interesse e no rendimento dos estudantes em relação à Física, como resultado de um trabalho em nível de educação continuada envolvendo professores de Física do Ensino Médio, visando disseminar conhecimentos de Física Moderna por meio de experimentação. A Proposta Curricular de Santa Catarina prevê a inclusão de tópicos como Relatividade e Efeito Fotoelétrico no Ensino Médio, mas a presença destes conteúdos é raramente detectada nas salas de aula, por diversas razões, como: professores sem formação adequada, métodos de ensino tradicionais, alto grau de complexidade das teorias, falta de estrutura nas escolas, falta de material adequado, entre outras. Os dados que permitiram chegar até essas causas foram obtidos por meio do planejamento e oferecimento de oficinas pedagógicas aos professores, enfatizando conceitos de Física Moderna e construção de atividades experimentais, posteriormente aplicadas aos alunos das terceiras séries do Ensino Médio das escolas envolvidas neste trabalho. Após a conclusão das oficinas, em consulta aos professores, percebeu-se que somente parte das atividades foi trabalhada com os alunos, por razões diversas, como: a inexistência ou a precariedade dos espaços físicos destinados ao laboratório, falta de conhecimento dos professores em relação a alguns conteúdos, reduzido número de aulas para trabalhar atividades experimentais, em função do currículo extenso como é o de Física, falta de tempo para buscar e organizar o material para as atividades experimentais, entre outras. Embora, muitos foram os pontos positivos observados pelos professores, como: o envolvimento e comprometimento dos alunos, a capacidade de superação dos alunos com dificuldades, aumento da compreensão dos conteúdos, o aumento do interesse pela Física, aumento da persistência na resolução de problemas relacionados ao assunto, interesse por profissões relacionadas, entre outros. Apesar de os resultados iniciais apontarem sérias deficiências no ensino da Física Moderna no Ensino Médio, nas escolas do Extremo Oeste de Santa Catarina, este trabalho mostra que podemos tratar conceitos de Física Moderna ainda neste nível de conhecimento, com resultados benéficos. Assim, é de nossa responsabilidade a resolução das dificuldades mencionadas, visando tornar o ensino das físicas clássica e moderna mais interessante, mais envolvente e mais desafiador.
Palavras-chave: EDUCAÇÃO
FÍSICA MODERNA
FÍSICA - ENSINO MÉDIO
EDUCAÇÃO CONTINUADA
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Sigla da instituição: PUCRS
Departamento: Faculdade de Fíca
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática
Citação: KESSLER, Sérgio Luís. O ensino da física moderna no ensino médio : necessidades e dificuldades no oeste catarinense. 2008. 212 f. Dissertação (Mestrado em Ciências e Matemática) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2008.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3321
Data de defesa: 29-Fev-2008
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática

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