Export this record: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3314
Document type: Dissertação
Title: Estudo da unidade de aprendizagem no ensino de química para aprendizagem significativa das leis ponderais
Author: Silva, Carla Santos da 
Advisor: Ramos, Maurivan Güntzel
Abstract (native): Este estudo, desenvolvido em uma sala de aula de Química, tem por objetivo compreender como a construção de uma Unidade de Aprendizagem sobre Leis Ponderais pode contribuir para conhecimentos significativos desse componente curricular. Para tanto, a Unidade de Aprendizagem é realizada por meio de atividades diversificadas, buscando atender às necessidades dos alunos. A partir daí, procura-se explorar as possibilidades metodológicas que uma Unidade de Aprendizagem propicia, dando ênfase ao aprender a aprender. Os dados discutidos neste trabalho foram colhidos em uma turma de primeira série do Ensino Médio, com trinta e cinco alunos, de uma Escola Técnica Estadual de Porto Alegre, ao longo do primeiro trimestre do ano letivo de 2004. O processo envolve observações, registros diários e questionários. O trabalho é elaborado levando em consideração uma abordagem qualitativa, sendo a fenomenologia a opção metodológica adotada. Sobre a análise dos dados resultantes emergem três essências: a complexificação do conhecimento pelo sujeito, o aluno frente ao processo ensino-aprendizagem e o aluno frente aos conteúdos selecionados. Mostra ainda que as Unidades de Aprendizagens servem como um caminho possível para os professores superarem as práticas metodológicas tradicionais e avançarem na compreensão de sua própria ação docente. O processo de pesquisa viabiliza uma reflexão sobre a concepção de aprendizagem significativa. As considerações finais apontam para a validade de utilizar-se essa proposta metodológica, em sala de aula, a fim de possibilitar a aprendizagem significativa em Química.
Keywords: QUÍMICA - ENSINO MÉDIO
QUÍMICA - MÉTODOS E TÉCNICAS DE ENSINO
CNPQ Knowledge Areas: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Language: por
Country: BR
Publisher: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Institution Acronym: PUCRS
Department: Faculdade de Fíca
Program: Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática
Citation: SILVA, Carla Santos da. Estudo da unidade de aprendizagem no ensino de química para aprendizagem significativa das leis ponderais. 2006. 120 f. Dissertação (Mestrado em Ciências e Matemática) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2006.
Access type: Acesso Aberto
URI: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3314
Issue Date: 25-Jan-2006
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
345671.pdfTexto Completo578.69 kBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.