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dc.creatorSilva, Carla Santos da-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4265110A3por
dc.contributor.advisor1Ramos, Maurivan Güntzel-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4787197A3por
dc.date.accessioned2015-04-14T14:12:21Z-
dc.date.available2008-05-14-
dc.date.issued2006-01-25-
dc.identifier.citationSILVA, Carla Santos da. Estudo da unidade de aprendizagem no ensino de química para aprendizagem significativa das leis ponderais. 2006. 120 f. Dissertação (Mestrado em Ciências e Matemática) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2006.por
dc.identifier.urihttp://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3314-
dc.description.resumoEste estudo, desenvolvido em uma sala de aula de Química, tem por objetivo compreender como a construção de uma Unidade de Aprendizagem sobre Leis Ponderais pode contribuir para conhecimentos significativos desse componente curricular. Para tanto, a Unidade de Aprendizagem é realizada por meio de atividades diversificadas, buscando atender às necessidades dos alunos. A partir daí, procura-se explorar as possibilidades metodológicas que uma Unidade de Aprendizagem propicia, dando ênfase ao aprender a aprender. Os dados discutidos neste trabalho foram colhidos em uma turma de primeira série do Ensino Médio, com trinta e cinco alunos, de uma Escola Técnica Estadual de Porto Alegre, ao longo do primeiro trimestre do ano letivo de 2004. O processo envolve observações, registros diários e questionários. O trabalho é elaborado levando em consideração uma abordagem qualitativa, sendo a fenomenologia a opção metodológica adotada. Sobre a análise dos dados resultantes emergem três essências: a complexificação do conhecimento pelo sujeito, o aluno frente ao processo ensino-aprendizagem e o aluno frente aos conteúdos selecionados. Mostra ainda que as Unidades de Aprendizagens servem como um caminho possível para os professores superarem as práticas metodológicas tradicionais e avançarem na compreensão de sua própria ação docente. O processo de pesquisa viabiliza uma reflexão sobre a concepção de aprendizagem significativa. As considerações finais apontam para a validade de utilizar-se essa proposta metodológica, em sala de aula, a fim de possibilitar a aprendizagem significativa em Química.por
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2015-04-14T14:12:21Z (GMT). No. of bitstreams: 1 345671.pdf: 592577 bytes, checksum: 008fea4136e0eca4cd776e2c637ff6cf (MD5) Previous issue date: 2006-01-25eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/12565/345671.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpor
dc.publisher.departmentFaculdade de Fícapor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsPUCRSpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectQUÍMICA - ENSINO MÉDIOpor
dc.subjectQUÍMICA - MÉTODOS E TÉCNICAS DE ENSINOpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleEstudo da unidade de aprendizagem no ensino de química para aprendizagem significativa das leis ponderaispor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática

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