Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/2759
Tipo do documento: Tese
Título: Expressão da endoglina (CD105) em carcinomas epidermóide de cavidade oral de pacientes adultos e idosos
Autor: Hüttner, éder Abreu 
Primeiro orientador: Machado, Denise Cantarelli
Resumo: O carcinoma epidermóide (CEB) é a principal neoplasia maligna da cavidade bucal. A maior incidência desse tumor ocorre entre a quarta e sétima década de vida, sendo que tem sido constatado um aumento no número de adultos jovens com esta patologia em várias regiões do mundo. O objetivo deste estudo foi comparar as características anátomo-patológicas e a expressão da endoglina (CD105) em CEBS dos grupos etários adultos (< 60 anos) e idosos (>/= 60 anos). Foram utilizadas 27 amostras de CEBs, entre as quais 14 espécimens eram oriundas de pacientes adultos e 13 espécimens de pacientes idosos. Foram comparados os aspectos clínicos, anátomopatológicos e os padrões de neoangiogênese, através da expressão da glicoproteína endoglina (CD 105) entre os grupos de adultos e idosos. Os resultados mostraram que a baixa gradação de malignidade, o baixo padrão de invasão, o alto grau de queratinização e o baixo número de mitoses no grupo de idosos foram estatisticamente significantes para (p<0,03), (p<0,04), (p<0,04), (p<0,04), respectivamente, quando comparado com o grupo de adulto a neo-angiogênese avaliada através da quantificação da expressão da endoglina não apresentou diferenças estatisticamente significante para (p<0,05) em ambos grupos estudados. Considerando os resultados apresentados neste estudo, pode-se concluir que os CEBs de pacientes idosos apresentam menor gradação de malignidade e algumas características anátomo-patológicas que sugerem menor agressividade tumoral em relação aos adultos, entretanto, não houve alteração quantitativa da expressão da endoglina entre os grupos analisados
Palavras-chave: GERONTOLOGIA
NEOPLASIAS BUCAIS
CARCINOMA DE CÉLULAS ESCAMOSAS
IDOSOS
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::MEDICINA
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Sigla da instituição: PUCRS
Departamento: Instituto de Geriatria e Gerontologia
Programa: Programa de Pós-Graduação em Gerontologia Biomédica
Citação: HÜTTNER, éder Abreu. Expressão da endoglina (CD105) em carcinomas epidermóide de cavidade oral de pacientes adultos e idosos. 2006. 87 f. Tese (Doutorado em Gerontologia Biomédica) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2006.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/2759
Data de defesa: 10-Mar-2006
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Gerontologia Biomédica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
390283.pdfTexto Completo2,48 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.