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Tipo do documento: Dissertação
Título: Desenvolvimento semântico e compreensão de história em crianças de cinco e seis anos
Autor: Carvalho, Queiti 
Primeiro orientador: Pereira, Vera Wannmacher
Resumo: O presente estudo insere-se na área de pesquisa da Psicolingüística. Tem por objetivo verificar as correlações entre o grau de desenvolvimento semântico, da conceituação, e o desempenho em tarefas de compreensão de uma história ouvida. A pesquisa abrange crianças da faixa etária de cinco e seis anos que freqüentam a pré-escola. A amostra estudada envolveu 30 sujeitos, divididos em dois grupos, 15 sujeitos de cinco anos e 15 sujeitos de seis anos, de uma escola municipal de educação infantil da cidade de São Leopoldo RS. Para o estudo, utilizou-se o teste formal de avaliação do vocabulário (BEFI-LOPES, 2004) contido no ABFW Teste de Linguagem Infantil nas Áreas de Fonologia, Vocabulário, Fluência e Pragmática (ANDRADE, BEFI-LOPES, FERNANDES E WERTZNER, 2004) e o modelo usado por Brandão e Spinillo (1998) para a verificação da compreensão de história: leitura do texto A flor e o passarinho e perguntas sobre o mesmo. Acrescentou-se a isso uma tarefa de retiradas de figuras não pertencentes à narrativa ouvida; e outra de ordenação de figuras da história com a respectiva justificativa da ordem dada. Os resultados mostraram que os sujeitos mais velhos obtiveram um melhor grau de desenvolvimento semântico, da conceituação, assim como realizaram menos substituições. Estes também apresentaram maior precisão nas respostas às perguntas sobre a história e melhores escores de ordenação e justificativa da ordem das figuras em relação aos sujeitos mais jovens. Verificou-se, ainda, que há correlação positiva entre as tarefas de compreensão de história ouvida, confirmando a importância da utilização de um conjunto de atividades para a investigação dos processos de entendimento (FARR e CAREY, 1986; BRANDÃO e SPINILLO, 1998). Da mesma forma, constatou-se que há correlação positiva entre os escores dos instrumentos utilizados. Assim, conclui-se que há relação entre o desenvolvimento semântico da criança e o seu desempenho em tarefas de compreensão de história ouvida. Este estudo contribuiu para a busca por um perfil de desenvolvimento do sujeito pré-escolar, ressaltando o valor desse tipo de estudo, visto que é um tema de recente investigação.
Palavras-chave: PSICOLINGÜÍSTICA
LINGÜÍSTICA
SEMÂNTICA - CRIANÇAS
LINGUAGEM - CRIANÇAS
COMPREENSÃO DE TEXTOS
Área(s) do CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Sigla da instituição: PUCRS
Departamento: Faculdade de Letras
Programa: Programa de Pós-Graduação em Letras
Citação: CARVALHO, Queiti. Desenvolvimento semântico e compreensão de história em crianças de cinco e seis anos. 2009. 129 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2009.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/1887
Data de defesa: 14-Jan-2009
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Letras

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