Export this record: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/1598
Document type: Tese
Title: Comparação de dois métodos de intervenção nutricional e seu impacto na adesão ao tratamento de pacientes com síndrome metabólica
Author: Busnello, Fernanda Michielin 
Advisor: Bodanese, Luiz Carlos
Abstract (native): INTRODUÇÃO: A síndrome metabólica representa um conjunto de fatores de risco, associados à doenças cardiovasculares e ao diabetes melito tipo 2. O tratamento inclui a associação de mudanças no estilo de vida, dieta, atividade física regular e uso de medicamentos. A adesão ao tratamento desempenha papel crucial no sucesso do tratamento da doença. OBJETIVO: Avaliar dois modelos de intervenção dietoterápica, um modelo convencional e um outro modelo intensivo, e a relação com a adesão ao tratamento e o impacto na melhora clínica de pacientes com síndrome metabólica. MÉTODOS: Ensaio clínico randomizado, com duração de quatro meses. Os pacientes foram randomizados em dois grupos, grupo intervenção e grupo controle. Todos os pacientes foram orientados a seguir uma dieta específica por 4 meses. O grupo intervenção recebeu um pacote de intervenção, que constava de dieta individualizada, manual de orientação para pacientes com síndrome metabólica, aconselhamento via telefone e material educativo sobre a doença. Em ambos os grupos foram realizadas anamnese clínica nutricional, avaliação antropométrica, avaliação dietética, orientação de dieta individualizada e exames bioquímicos. RESULTADOS: Os pacientes que chegaram mais motivados foram aqueles que tiverem maior redução nos valores do índice de massa corporal (p<0,001), que reduziu de 31,7kg/m²(dp±3,9) para 30,9kg/m² (dp±3,8), na circunferência abdominal a redução foi de 108,1cm (dp±9,8) para 105,9cm (dp±9,5). As associações estatisticamente significativas se deram nas correlações entre índice de massa corporal, glicemia e triglicerídeos, redução do consumo de leite integral (p=0,002), aumento no consumo de cereais integrais (p=0,008) e de leite desnatado (p=0,010), e entre o aumento no consumo de vegetais e a redução dos triglicerídeos.CONCLUSÃO: Ambos os grupos mostraram melhora significativa de diversos parâmetros clínicos, que foi significativamente associada à motivação prévia. Os pacientes que chegaram mais motivados foram aqueles que responderam melhor ao tratamento.
Keywords: MEDICINA
CLÍNICA MÉDICA
NUTRIÇÃO
SÍNDROME METABÓLICA
DIETOTERAPIA
COOPERAÇÃO DO PACIENTE
CNPQ Knowledge Areas: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::MEDICINA
Language: por
Country: BR
Publisher: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Institution Acronym: PUCRS
Department: Faculdade de Medicina
Program: Programa de Pós-Graduação em Medicina e Ciências da Saúde
Citation: BUSNELLO, Fernanda Michielin. Comparação de dois métodos de intervenção nutricional e seu impacto na adesão ao tratamento de pacientes com síndrome metabólica. 2010. 123 f. Tese (Doutorado em Medicina e Ciências da Saúde) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2010.
Access type: Acesso Aberto
URI: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/1598
Issue Date: 20-Dec-2010
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Medicina e Ciências da Saúde

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
428158.pdfTexto Completo1.83 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.