Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/1592
Tipo do documento: Dissertação
Título: Análise de parâmetros hematológicos e nutricionais em idosos aparentemente saudáveis
Autor: Schaan, Mariza D'agord 
Primeiro orientador: Cruz, Ivana Beatrice Mânica da
Resumo: O aumento da população mundial de idosos torna premente a aquisição de conhecimento sobre o envelhecimento saudável e patológico. Neste contexto, este estudo investigou parâmetros hematológicos e nutricionais de um subgrupo de 46 idosos aparentemente saudáveis (IAS), selecionados através de avaliação clínica e laboratorial a partir de uma amostra de 745 idosos que participam de grupos sociais informais em Gravataí, município da região sul do Brasil. Foram analisados os seguintes parâmetros hematológicos: hemograma, plaquetas, índices hematimétricos (volume corpuscular médio - VCM, concentração de hemoglobina corpuscular média CHCM e red cell distribution width - RDW), ferritina, vitamina B12 e folato. Também foram analisados os seguintes parâmetros nutricionais (determinados a partir do recordatório 24 horas): calorias totais, macronutrientes e micronutrientes ingeridos. Os resultados mostraram uma prevalência de 6,17% de IAS e uma prevalência de 4,3% de anemia nestes idosos. Quando comparados com um grupo controle de adultos jovens, não houve diferença estatisticamente significativa quanto aos valores de hematócrito, hemoglobina, leucócitos e dosagem de vitamina B12. Os valores médios do VCM, RDW, eosinófilos, folato e ferritina foram mais elevados nos idosos (p=0,001; p=0,042; p=0,038; p=0,003; p=0,022, respectivamente) do que nos jovens. Já os valores médios de plaquetas (p=0,024) e de CHCM (p=0,015) foram maiores nos jovens. Na comparação dos parâmetros nutricionais entre os IAS e os demais idosos, não ocorreu diferença estatisticamente significativa entre os dois grupos. A comparação adicional feita entre os idosos aparentemente saudáveis anêmicos e não anêmicos, mostrou valores de vitamina B12 e ingestão de proteínas mais baixos nos idosos anêmicos (p<0,001; p<0,001). Os resultados aqui apresentados corroboram dados existentes na literatura e indicam a necessidade de novos estudos sobre as características do envelhecimento saudável e patológico do sistema hematológico.
Palavras-chave: IDOSOS
NUTRIÇÃO
DOENÇAS HEMATOLÓGICAS
ENVELHECIMENTO
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::MEDICINA
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Sigla da instituição: PUCRS
Departamento: Faculdade de Medicina
Programa: Programa de Pós-Graduação em Medicina e Ciências da Saúde
Citação: SCHAAN, Mariza D'agord. Análise de parâmetros hematológicos e nutricionais em idosos aparentemente saudáveis. 2004. 145 f. Dissertação (Mestrado em Medicina e Ciências da Saúde) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2004.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/1592
Data de defesa: 14-Jan-2004
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Medicina e Ciências da Saúde

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
424924.pdfTexto Completo756,68 kBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.