Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/10614
Tipo do documento: Dissertação
Título: O protagonismo da mulher catadora : contribuições da educação não formal para o seu fortalecimento e resistência
Autor: Ferreira, Marluí Tellier 
Primeiro orientador: Prates, Jane Cruz
Resumo: A presente produção apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Serviço Social da Escola de Humanidades – Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, para a obtenção do título de mestra em Serviço Social, versa sobre as contribuições da educação não formal e do Serviço Social para o desenvolvimento de processos sociais emancipatórios na vida de mulheres catadoras do Movimento Nacional de Catadores de Materiais Recicláveis, da Região Central, Fronteira Oeste e Metropolitana do estado do Rio Grande do Sul. Para tanto, analisamos, por meio da trajetória de vida de catadoras, os processos sociais emancipatórios desencadeados através da educação não formal na busca pela garantia de direitos, bem como as contribuições do Serviço Social para esses processos, com vistas a dar-lhes visibilidade e potencializá-los. O estudo foi fundamentado no referencial do materialismo dialético e histórico, e o processo de pesquisa foi efetivado a partir do estudo de caso, considerando a análise das experiências realizadas em uma organização da sociedade civil, à qual a pesquisadora se vincula. Foram efetuadas análises documentais e registros icônicos do trabalho com catadoras, assim como análise de entrevistas documentadas em registros institucionais com as mulheres catadoras. O tratamento dos dados utilizou o tratamento estatístico simples e a técnica de análise de conteúdo. Como resultados, verificamos que o trabalho a partir de processos grupais, utilizando mediações que se originaram da experiência concreta dessas mulheres, analisadas coletivamente, com base na educação não formal e na perspectiva de contribuir com processos sociais emancipatórios, as fortaleceu, contribuiu com a ampliação de sua consciência e identificação das desigualdades sociais e de gênero, em particular, a que estão sujeitas, potencializando sua organização coletiva, processos de consolidação de sua identidade como trabalhadoras, e melhorando sua autoestima, fortalecendo o movimento e iniciativas de enfrentamento coletivo às desigualdades.
Abstract: The present production presented to the Graduate Program in Social Work of the School of Humanities - Pontifical Catholic University of Rio Grande do Sul, to obtain the title of Master in Social Work, deals with the contributions of non-formal education and Social Work for the development of emancipatory social processes in the lives of women collectors of the National Movement of Collectors of Recyclable Materials, from the Central, Western Frontier and Metropolitan Region of the State of Rio Grande do Sul. , the emancipatory social processes triggered by non-formal education in the search for the guarantee of rights, as well as the contributions of Social Work to these processes, with a view to giving them visibility and potentializing them. The study was based on the referential of dialectical and historical materialism, and the research process was carried out from the case study, considering the analysis of the experiences carried out in a civil society organization, to which the researcher is linked. Documentary analyzes and iconic records of the work with female pickers were carried out, as well as analysis of interviews documented in institutional records with women pickers. Data treatment used simple statistical treatment and content analysis technique. As a result, we verified that the work from group processes, using mediations that originated from the concrete experience of these women, analyzed collectively, based on non-formal education and the perspective of contributing to emancipatory social processes, strengthened them, contributed to the expansion of their awareness and identification of social and gender inequalities in particular to which they are subject, enhancing their collective organization, processes of consolidating their identity as workers and improving their self-esteem, strengthening the movement and initiatives to collectively confront inequalities
Palavras-chave: Educação não Formal
Mulheres Catadoras
Movimentos Sociais
Organizações da Sociedade Civil
Área(s) do CNPq: CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::SERVICO SOCIAL
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Sigla da instituição: PUCRS
Departamento: Escola de Humanidades
Programa: Programa de Pós-Graduação em Serviço Social
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Restrição de acesso: Trabalho não apresenta restrição para publicação
URI: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/10614
Data de defesa: 21-Jan-2022
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Serviço Social

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação - Marluí Tellier Ferreira.pdfMARLUI_TELLIER_FERREIRA_DIS1,83 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.