Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/10245
Tipo do documento: Dissertação
Título: Coleta obrigatória de material genético de condenados : aspectos jurídico-penais, bioéticos econstitucionais conforme a Lei n.º 12.654/2012
Autor: Giongo, Juliana Leonora Martinelli 
Primeiro orientador: Souza, Paulo Vinicius Sporleder de
Resumo: Este trabalho vincula-se ao Programa de Pós-Graduação em Ciências Criminais da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, na área de concentração Sistema Penal e Violência e na linha de pesquisa Sistemas Jurídico-Penais Contemporâneos. Utilizando-se o método de abordagem hipotético-dedutivo, analisa-se a viabilidade constitucional, penal e bioética da coleta compulsória de material genético de condenados, com objetivo de identificação de perfil genético e respectivo armazenamento em banco de dados sigiloso. Essa coleta está prevista na Lei n.º 12.654/2012, que altera a Lei de Execução Penal e, atualmente, é questionada no Supremo Tribunal Federal através do Recurso Extraordinário n.º 973.837/MG. Além de aspectos jurídico-penais, bioéticos e constitucionais, são abordados julgamentos do Tribunal Europeu de Direitos Humanos, a fim de demonstrar os critérios construídos pela jurisprudência europeia para a existência e o funcionamento da coleta de material genético e da base de dados genéticos. Por fim, apesar de concluir pela possibilidade de imposição legal da coleta compulsória de material genético de condenados, adverte-se que, no Brasil, a restrição feita pela Lei n.º 12.654/2012 esvaziou o conteúdo do direito fundamental à intimidade genética e não pode ser considerada proporcional, devendo-se respeitar o consentimento livre e informado.
Abstract: Este trabajo está vinculado al Programa de Posgrado en Ciencias Penales de la Pontificia Universidad Católica de Rio Grande do Sul, en el área de concentración del Sistema Penal y Violencia y en la línea de investigación Sistemas Jurídicos y Penales Contemporáneos. Mediante el método de enfoque hipotético-deductivo se analiza la viabilidad constitucional, penal y bioética de la recolección obligatoria de material genético de los condenados, con el objetivo de identificar el perfil genético y su respectivo almacenamiento en una base de datos confidencial. Esta recolección está prevista en la Ley n.º 12.654/2012, que modifica la Ley de Ejecución Penal y, actualmente, se encuentra cuestionada en la Suprema Corte mediante Recurso Extraordinario n.º 973.837/MG. Además de los aspectos legales, penales, bioéticos y constitucionales, las sentencias del Tribunal Europeo de Derechos Humanos se abordan con el fin de demostrar los criterios construidos por la jurisprudencia europea para la existencia y el funcionamiento de la recolección de material genético y de la base de datos genéticos. Finalmente, a pesar de concluir por la posibilidad de imponer legalmente la recolección obligatoria de material genético de los condenados, se advierte que, en Brasil, la restricción hecha por la Ley n.º 12.654/2012 vació el contenido del derecho fundamental a la intimidad genética, y no se la puede considerar proporcional, debiéndose respetar el libre e informado consentimiento.
Palavras-chave: Coleta de Material Genético
Lei 12.654/2012.
Execução Penal
Direito Penal
Direito Constitucional
Bioética
Área(s) do CNPq: CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Sigla da instituição: PUCRS
Departamento: Escola de Direito
Programa: Programa de Pós-Graduação em Ciências Criminais
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Restrição de acesso: Trabalho será publicado como artigo ou livro
Prazo para liberar texto completo: 60 meses
Data para liberar texto completo: 24/05/2027
URI: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/10245
Data de defesa: 30-Mar-2021
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Ciências Criminais

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DIS_JULIANA_LEONORA_MARTINELLI_GIONGO_CONFIDENCIAL.pdfJULIANA_LEONORA_MARTINELLI_GIONGO_DIS355,27 kBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.