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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/9734
Tipo do documento: Dissertação
Título: O desenvolvimento da autonomia dos estudantes no contexto de um projeto inovador mediado por tecnologia digital na escola
Autor: Andrade, Larissa Liss Cardoso de 
Primeiro orientador: Santos, Bettina Steren dos
Resumo: Em uma sociedade conectada e inundada de informação, faz-se necessário pensar o desenvolvimento da autonomia em seus aspectos moral e intelectual. Portanto, ofertar acesso às tecnologias digitais não é o suficiente, é preciso indagar de que forma esse acesso pode proporcionar o desenvolvimento da autonomia. Esta pesquisa tem por objetivo geral estabelecer relação entre um projeto educativo inovador mediado por tecnologias digitais e o desenvolvimento da autonomia dos estudantes de uma escola municipal de Viamão (RS), especialmente a autonomia intelectual e a autonomia moral. A fundamentação teórica está baseada no desenvolvimento moral de Piaget (1994) e no estudo do uso de tecnologias digitais na educação escolar, destacando-se Papert (1985, 1994). Trata-se de um estudo de abordagem qualitativa do tipo estudo de caso (YIN, 1994). Os dados foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas (FLICK, 2013) com 6 sujeitos, sendo cinco membros da equipe escolar e um ex-funcionário da empresa parceiraexecutora do projeto inovador na escola. A análise dos dados foi realizada por meio da Análise Textual Discursiva (MORAES; GALIAZZI, 2011). Como resultados, foram identificadas duas categorias de análise a priori, ―Projeto VI A‖ e ― esenvolvimento d Autonomi ‖. A primeira categoria descreve o funcionamento do projeto, enquanto a segunda aborda as potencialidades e lacunas do projeto quanto ao desenvolvimento da autonomia moral e intelectual dos estudantes. Palavras-chave: Autonomia moral. Autonomia intelectual. Educação básica. Tecnologias digitais. Análise Textual Discursiva.
Abstract: In a society that is connected and flooded with information, it is necessary to think about moral and intellectual autonomy development. Hence, offering access to digital technologies is not enough. One must ask in what ways this access can forster the development of autonomy. The objective of this research is to investigate the relationship between an innovative educational project mediated by digital technologies and the development of students' autonomy in a municipal school in Viamão (RS), particularly with regard to intellectual and moral autonomy. At this study's theoretical foundations lie Piaget's moral development (1984) and the study of uses of digital technologies in school education, notably Papert (1985, 1994). This is a qualitative piece of research based on case studies (YIN, 1994). The data were collected through semistructured interviews (FLICK, 2013) with 6 subjects -- 5 members of the school team and one former staffer of the company responsible for implementing the innovative project at the school. The data were analyzed through textual discourse analysis (MORAES; GALIAZZI, 2011). Two a priori categories of analysis were identified, "Project VIDA" and "Development of autonomy". The first category describes how the project worked, while the second discusses the project's potential and gaps with respect to the development of student's moral and intellectual autonomy. Key-words: Moral autonomy. Intelectual autonomy. Basic education. Digital technologies. Discursive textual analysis.
En una sociedad conectada y repleta de información, se hace necesario pensar el desarrollo de la autonomía en sus aspectos moral e intelectual. Por lo tanto, apenas ofrecer acceso a las tecnologías digitales no es suficiente: es necesario preguntarse de que manera ese acceso puede facilitar el desarrollo de la autonomía. Esta pesquisa tiene como objetivo general investigar las relaciones entre un proyecto educativo transformador mediado por tecnologías digitales y el desarrollo de autonomía en estudiantes de una escuela municipal de Viamão (Rio Grande del Sur, Brasil), específicamente la autonomía intelectual y la autonomía moral. La fundamentación teórica esta basada en el desarrollo moral de Piaget (1994) y en el estudio del uso de tecnologías digitales en la enseñanza escolar, destacándose Papert (1985, 1994). Tratase de un estudio cualitativo de tipo estudio de caso (YIN, 1994). Los datos fueran colectados por medio de entrevistas semiestructuradas (FLICK, 2013) con 6 sujetos, 5 de ellos miembros del equipo de la escuela y un ex empleado de la empresa socia ejecutora del proyecto innovador en la escuela. El análisis de los datos está realizado por medio de Análisis Textual Discursivo (MORAES; GALIAZZI, 2011). Como resultados, identificamos dos categorías de análisis a priori, ―Proyecto VI A‖ y ― es rrollo de l Autonomí ‖ L primer c tegorí describe el funcionamiento del proyecto, mientras la segunda aborda las potencialidades y brechas del proyecto con relación al desarrollo de la autonomía moral e intelectual de los estudiantes.
Palavras-chave: Autonomia Moral
Autonomia Intelectual
Educação Básica
Tecnologias Digitais
Análise Textual Discursiva
Moral Autonomy
Intelectual Autonomy
Basic Education
Digital Technologies
Discursive Textual Analysis
Autonomía Moral
Autonomía Intelectual
Enseñanza Básica
Tecnologías Digitales
Análisis Textual Discursivo
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Sigla da instituição: PUCRS
Departamento: Escola de Humanidades
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Restrição de acesso: Trabalho não apresenta restrição para publicação
URI: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/9734
Data de defesa: 30-Mar-2021
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação

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