Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/7715
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorBarcellos, Guy Barros-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4260659Z4por
dc.contributor.advisor1Harres, João Batista Siqueira-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4765340H0por
dc.date.accessioned2017-11-03T13:12:09Z-
dc.date.issued2017-03-27-
dc.identifier.urihttp://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/7715-
dc.description.resumoEsta tese trata da expressão poética e literária, entremeada por reflexões filosóficas e pedagógicas, sobre os processos de assujeitamento e as subjetivações de um professor na escola pública durante dois anos letivos de experiência como docente de Seminários Integrados e Projetos. No texto, influenciado por filósofos como Giordano Bruno, Bachelard, Cioran, Feyerabend e Nietzsche e poetas como Dante Alighieri, Tristan Tzara, Fernando Pessoa e Judith Cortesão, são elaboradas construções textuais em verso, prosa poética e aquarela. São expressos os tensionamentos sofridos pelo autor, que também foi o sujeito da pesquisa, no decurso da vivência que causou profundas modificações no seu ser/fazer docente e redefinições epistemológicas. É um texto sagrado ao devaneio, veículo da significação de elementos da memória como objeto de estudo para alargamentos poéticos e literários sobre o ensino em uma perspectiva pluralista e transgressora. Os contrastes de claro e escuro permitem dimensionar o relevo e descrever a topologia dos (des)caminhos de um professor que, entre ciência e arte, escolhe ambas. Trata-se de um texto noturno, porém capaz de lançar luz sobre nós górdios da Educação através da lucidez que somente a loucura é capaz de forjar.por
dc.description.abstractCette thèse traite de l'expression poétique et littéraire, entrecoupé de réflexions philosophiques et pédagogiques sur les processus de sujétion et de subjectivité d'un professeur dans l'école publique pendant deux années scolaires d'expérience dans l'enseignement des projets et recherche scolaire. Dans le texte, influencé par des philosophes comme Giordano Bruno, Bachelard, Cioran, Feyerabend et Nietzsche et poètes tels que Dante Alighieri, Tristan Tzara, Fernando Pessoa et Judith Cortesão, ils sont préparés des constructions textuelles en vers, prose poétique et aquarelle. Les tensions subies par l'auteur sont exprimés, qui a également été l'objet de recherches dans le cadre de l'expérience qui a provoqué de profonds changements dans son être / faire l'enseignement et reconstructions épistémologiques. Il est un texte sacré à la rêverie, véhicule des éléments de mémoire comme un objet d'étude pour les élargissements littéraires et poétiques sur l'enseignement dans une perspective pluraliste et transgressée. Les contrastes de lumière et d’obscurité permettent de décrire la topologie e la direction d'un enseignant qui, entre la science et l'art, choisit les deux. Il est un texte sombre, mais capable de faire la lumière sur des noeuds gordiens de l’éducation par la clarté que seule la folie est en mesure de forger.fra
dc.description.provenanceSubmitted by Caroline Xavier ([email protected]) on 2017-11-03T13:11:38Z No. of bitstreams: 1 TES_GUY_BARROS_BARCELLOS_COMPLETO.pdf: 12162746 bytes, checksum: 3831340d36ef2517e8ce405794bd2625 (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Caroline Xavier ([email protected]) on 2017-11-03T13:11:59Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TES_GUY_BARROS_BARCELLOS_COMPLETO.pdf: 12162746 bytes, checksum: 3831340d36ef2517e8ce405794bd2625 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-11-03T13:12:09Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TES_GUY_BARROS_BARCELLOS_COMPLETO.pdf: 12162746 bytes, checksum: 3831340d36ef2517e8ce405794bd2625 (MD5) Previous issue date: 2017-03-27eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/170184/TES_GUY_BARROS_BARCELLOS_COMPLETO.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpor
dc.publisher.departmentFaculdade de Físicapor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsPUCRSpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEducação em Ciênciaspor
dc.subjectSubjetivações Docentespor
dc.subjectAssujeitamentos Escolarespor
dc.subjectInovação Didáticapor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.title400 dias : subjetivações, assujeitamentos e devaneios ontológicos de um professor na escola públicapor
dc.typeTesepor
dc.restricao.situacaoTrabalho não apresenta restrição para publicaçãopor
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TES_GUY_BARROS_BARCELLOS_COMPLETO.pdfTexto Completo11,88 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.