Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/7045
Tipo do documento: Tese
Título: Educação por competências na formação profissional : um desafio para Cursos Superiores de Tecnologia no Senac-RS
Autor: Berte, Roberto Sarquis 
Primeiro orientador: Morosini, Marília Costa
Resumo: Esta tese analisa a efetividade da metodologia de educação por competências nas instituições de educação profissional, especialmente nos Cursos Superiores de Tecnologia do Senac-RS. O crescente interesse pela noção de competência e a sua importância para a educação em geral, incluindo os Cursos Superiores de Tecnologia, justifica a pesquisa proposta. Inicia-se com uma avaliação da Educação Profissional e da legislação para a Educação Tecnológica no Brasil com o intuito de contextualizar historicamente o campo empírico, refletindo sobre os objetivos e os princípios norteadores da Educação Profissional de Nível Tecnológico. Como forma de contribuir para a compreensão do conceito, contempla-se o entendimento dos principais autores que teorizam sobre competência, para, em seguida, discutir acerca do surgimento da educação por competência, de seus desafios e de suas proposições como uma forma de integrar os diversos olhares dos atores envolvidos no processo de ensino e aprendizagem. Por fim, realiza-se uma pesquisa junto aos egressos do Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas da Faculdade Senac Porto Alegre com o objetivo de analisar as percepções deles relativas às competências profissionais desenvolvidas no Curso Superior de Tecnologia e como são requeridas essas competências pelo mercado de trabalho no que tange às demandas identificadas pelas empresas. Os resultados obtidos pela pesquisa, como a percepção do caráter holístico e integrado das competências, da riqueza do contexto cultural e/ou profissional em que o egresso se encontra e de suas disposições ou atitudes, podem auxiliar a educação por competência na formação profissional, especialmente no desafio da implementação em Cursos Superiores de Tecnologia no Senac-RS, benefício esse que também poderá ser estendido a outros Cursos da Faculdade Senac Porto Alegre e a outras Instituições de Educação Superior que oferecem Cursos Superiores de Tecnologia.
Abstract: This thesis analyzes the effectiveness of education methodology skills in professional educational institutions, especially in the Colleges of Senac-RS Technology. The growing interest in the concept of competence and its importance to education in general, including the Colleges of Technology, justifies the proposed research. It begins with an assessment of Vocational Education and legislation for Technological Education in Brazil in order to historically contextualize the empirical field, reflecting on the goals and guiding principles of Technological Level Professional Education. As a contribution to the understanding of the concept, the understanding is contemplated of the main authors who theorize about competence, to then discuss about the emergence of competence for education, its challenges and its proposals as a way to integrate different views of the actors involved in the teaching andlearning process. Finally, a survey is carried out with graduates of the Course of Technology Analysis and Systems Development, Faculty Senac Porto Alegre in order to analyze their perceptions regarding the professional skills developed in the Course of Technology and how they are these skills required by the labor market, in relation to the demands identified by companies. The results obtained by the research, as the perception of holistic character and integrated skills, the richness of the cultural context and / or professional egress is and its provisions or attitudes, may help education by competence in vocational training, especially in implementation of the challenge in Technology Colleges in Senac-RS, this benefit which may also be extended other courses of the Faculty Senac Porto Alegre and other institutions of higher education offering Colleges of Technology.
Palavras-chave: EDUCAÇÃO PROFISSIONAL
COMPETÊNCIA PROFISSIONAL
ENSINO SUPERIOR
EDUCAÇÃO
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Sigla da instituição: PUCRS
Departamento: Escola de Humanidades
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/7045
Data de defesa: 14-Jun-2016
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TES_ROBERTO_SARQUIS_BERTE_COMPLETO.pdfTexto Completo5,4 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.