Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/616
Tipo do documento: Dissertação
Título: A desportivização das políticas sociais para a juventude : discursos salvacionistas e práticas compensatórias
Autor: Rodrigues, Anelise Lopes 
Primeiro orientador: Scarparo, Helena Beatriz Kochenborger
Resumo: Este estudo busca discutir e problematizar as possibilidades de utilização do esporte no contexto das políticas sociais para a juventude no Brasil. Com base na estratégia metodológica da análise discursiva, articula-se uma compreensão acerca dos diferentes usos e significações atribuídos ao esporte no âmbito dos chamados projetos sociais, buscando compreender como esta discursividade e as práticas a ela associadas implicam na produção de modos de existência dos jovens usuários destes projetos. O corpus de análise foi composto por discursos veiculados pela mídia eletrônica de um projeto social esportivo, de uma emissora de televisão e por fragmentos de texto de um documento oficial de domínio público o relatório das Nações Unidas (ONU) Esporte para o Desenvolvimento e a Paz: em direção à realização das metas de desenvolvimento do Milênio. A fim de proceder às análises, o estudo se apoiou numa perspectiva social e historiográfica, fundamentando-se teórica e metodologicamente em pensadores como Michel Foucault e Walter Benjamin. Propõe, ainda a interlocução transdisciplinar com autores contemporâneos como Marilena Chauí, da filosofia; Valter Bracht, da sociologia; Alba Zaluar, da antropologia; Kátia Rúbio, da psicologia; Rosa Fischer, da educação; entre outros.
Palavras-chave: ESPORTES - ASPECTOS SOCIAIS
PSICOLOGIA DO ESPORTE
JUVENTUDE
PSICOLOGIA SOCIAL
POLÍTICA SOCIAL
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Sigla da instituição: PUCRS
Departamento: Faculdade de Psicologia
Programa: Programa de Pós-Graduação em Psicologia
Citação: RODRIGUES, Anelise Lopes. A desportivização das políticas sociais para a juventude : discursos salvacionistas e práticas compensatórias. 2008. 155 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2008.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/616
Data de defesa: 14-Mar-2008
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Psicologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
400194.pdfTexto Completo3,23 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.