Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/4659
Tipo do documento: Dissertação
Título: Educação a distância : estudo comparativo do perfil e motivações dos alunos das instituições de ensino superior e das organizações corporativas
Autor: Azevedo, Deleuse Russi de 
Primeiro orientador: Rodrigues, Léo Peixoto
Resumo: A inserção das novas tecnologias de comunicação e informação não trouxe modificações somente no conhecimento, também o trabalho ao longo do tempo vem se remodelando com o uso de robôs e máquinas com tecnologia de ponta, o que de alguma forma trouxe implicações na formação do indivíduo, suas competências e habilidades. Houve mudanças na forma de educar este adulto, que ao contrário da criança, ao adquirir conhecimento quer aplicá-lo no seu dia-a-dia de trabalho, objetivando satisfação nas suas atividades, pois a aprendizagem do adulto está centrada nas experiências de vida. Na educação, principalmente na educação a distância, essas mudanças foram significativas socializando e democratizando o ensino. Com a globalização, as organizações têm um desafio a superar: inovar nas estratégias educacionais e profissionais que permitirão a atualização e o aperfeiçoamento constantes no mundo produtivo e nisso a educação corporativa tem muito a contribuir. Com a educação a distância foi se delineando um novo aluno, o aluno virtual que suscitou um estudo de seu perfil e motivação. A tecnologia de alguma forma influenciou o cotidiano das pessoas, não só com o uso do computador, equipamentos de última geração dentro de casa, mas também no lazer. A tecnologia vai aos poucos modificando a interação entre indivíduo e máquina, indivíduo-indivíduo, tornando-as virtuais.
Palavras-chave: EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
APRENDIZAGEM
ESTUDANTES - BRASIL - PESQUISAS
TECNOLOGIA EDUCACIONAL
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Sigla da instituição: PUCRS
Departamento: Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas
Programa: Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais
Citação: AZEVEDO, Deleuse Russi de. Educação a distância : estudo comparativo do perfil e motivações dos alunos das instituições de ensino superior e das organizações corporativas. 2009. 149 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2009.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/4659
Data de defesa: 16-Mar-2009
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
411696.pdfTexto Completo532,94 kBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.