Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/4356
Tipo do documento: Tese
Título: Imaginários e culturas midiáticas em Roy Lichtenstein : o impacto da pop art na comunicação visual
Autor: Pithan, Flávia Ataide 
Primeiro orientador: Rahde, Maria Beatriz Furtado
Resumo: O presente trabalho discute as imagens de Lichtenstein enquanto comunicação. Tais imagens são responsáveis pela geração de uma linguagem visual própria instituída pela comunicação visual contemporânea, uma vez que existe a identificação do homem pós-moderno com o estilo do artista. A hermenêutica de profundidade de John Thompson foi à metodologia escolhida para viabilizar o desenvolvimento desta tese. Inicialmente aborda-se a história da comunicação visual e suas transformações influenciadas pelas tecnologias. Apos tratam-se questões teóricas relacionadas com a imagem e o imaginário. As vanguardas são abordadas no que tangem a Pop Art, movimento artístico do qual participou Lichtenstein e que antecipa a visualidade pós-moderna. O estilo Lichtenstein é apropriado pela comunicação visual pós-moderna, pois, dentre outros fatores, é também mais facilmente empregado através das novas tecnologias da informática. Assim, as limitações inerentes a períodos anteriores relacionadas com a criação, a produção e a reprodução de imagens foram superadas. As imagens modernas do artista são analisadas e interpretadas para posteriormente fornecerem aporte ao entendimento das apropriações pós-modernas. As imagens são facilmente interpretadas pelo homem contemporâneo via imaginário, sendo condizentes com as características da configuração sócio-cultural da atualidade, a condição pós-moderna. Suas imagens envolvem as noções de projeto, de reprodução, de simplificação, de comunicação direta, de trabalho em equipe, de apropriação, de releitura e até mesmo da estética da banalidade. Essas noções permeiam a comunicação visual contemporânea, sendo Lichtenstein um artista revolucionário. Percebeu-se que a imagem é um importante vetor de socialização e que o intercâmbio entre áreas como arte, publicidade, design e cultura popular potencializa a comunicação visual
Palavras-chave: LICHTENSTEIN, ROY - CRÍTICA E INTERPRETAÇÃO
COMUNICAÇÃO VISUAL
PÓS-MODERNIDADE
IMAGENS - REPRESENTAÇÃO
COMUNICAÇÃO E IMAGINÁRIO
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Sigla da instituição: PUCRS
Departamento: Faculdade de Comunicação Social
Programa: Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social
Citação: PITHAN, Flávia Ataide. Imaginários e culturas midiáticas em Roy Lichtenstein : o impacto da pop art na comunicação visual. 2008. 219 f. Tese (Doutorado em Comunicação Social) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2008.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/4356
Data de defesa: 31-Out-2008
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
407451.pdfTexto Completo12,92 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.