Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/2532
Tipo do documento: Dissertação
Título: Mandado adoptar :l ivros didáticos de História e Geografia do Rio Grande do Sul para as escolas elementares (1896-1902)
Autor: Almeida, Maximiliano Mazewski Monteiro de 
Primeiro orientador: Bastos, Maria Helena Câmara
Resumo: Na perspectiva da história cultural e, especialmente, da história dos manuais escolares, o estudo analisa os livros didáticos de história e geografia do Estado do Rio Grande do Sul, distribuídos para o ensino elementar pelo governo castilhista (entre 1896 e 1902) - História do Rio Grande do Sul para o ensino cívico, de João Cândido Maia (1898); O Rio Grande do Sul para as escolas, de José Pinto da Fonseca Guimarães (1896) e Geographia do Estado do Rio Grande do Sul, de Henrique Martins (1898) -, quanto à produção e circulação, à materialidade, ao conteúdo, às referências bibliográficas, à biografia dos autores. Analisando uma ampla e diversificada série de documentos manuscritos e impressos sobre a Instrução Pública do RS, procurando informações relativas à adoção de livros didáticos. A pesquisa verifica também as interpretações da historiografia sul-riograndense para estes livros escolares. O estudo analisa os primeiros discursos sobre a situação da instrução pública no Estado, após a proclamação da República, que evidenciam a necessidade de obras didáticas sobre a história e a geografia do RS, porém inexistentes, para implementar os programas de ensino público. Para isso, nas atas de sessões do Conselho Escolar, analisou-se os debates entre os avaliadores de livros didáticos, a adoção oficial e a distribuição às salas de aula. Investiga a participação dos agentes de seleção e produção do material didático; os representantes do Estado, os editores, livreiros e os autores, bem como questões econômicas e políticas que envolveram a produção e o consumo de livros didáticos. O estudo aponta a importância do livro didático de história e de geografia, especialmente os conteúdos de ensino cívico, como fundamento pedagógico da didática republicana e legitimador dos interesses históricos dos grupos dominantes. Assim, essa estratégia contribuía para a qualificação do eleitorado republicano. Conclui sobre os ensinos de história e geografia regionais como úteis ao projeto de hegemonia do Partido Republicano Rio-grandense e na formulação da identidade republicana, através do ensino público livre, laico e gratuito como sustentador da modernização social do Estado.
Palavras-chave: EDUCAÇÃO - RIO GRANDE DO SUL - HISTÓRIA
HISTÓRIA - ENSINO
LIVROS DIDÁTICOS - AVALIAÇÃO
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Sigla da instituição: PUCRS
Departamento: Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas
Programa: Programa de Pós-Graduação em História
Citação: ALMEIDA, Maximiliano Mazewski Monteiro de. Mandado adoptar :l ivros didáticos de História e Geografia do Rio Grande do Sul para as escolas elementares (1896-1902). 2007. 139 f. Dissertação (Mestrado em História) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2007.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/2532
Data de defesa: 6-Jul-2007
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em História

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
392599.pdfTexto Completo4,91 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.