Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/2335
Tipo do documento: Tese
Título: O teatro do poder : as elites políticas no Rio Grande do Sul na vigência do Estado Novo
Autor: Amaral, Sandra Maria do 
Primeiro orientador: Gertz, René Ernaini
Resumo: Esta pesquisa tem como foco principal a elite política que atuou durante o Estado Novo no Rio Grande do Sul. A tese central de nossa investigação é que nesse período ocorreu a desarticulação de antigas elites políticas do Rio Grande do Sul. Essa desarticulação não foi integral, pois estávamos em um período ditatorial, e, em função disso, o governo, através da Interventoria, faria acordos com políticos que haviam atuado anteriormente, mas foi o momento em que os atritos ocorreram de forma aguda, o que ajudou a retirar do cenário político atores rivais. Essa recomposição da elite política ocorreu a partir da interferência do Governo Federal, através da Interventoria e do Conselho Administrativo de Estado. Para comprovar a tese, foi realizada uma análise comparativa das elites políticas rio-grandenses que atuaram em 1930-1937, 1937-1945 e 1945-1947, para verificar se ocorreram mudanças e se foi o Estado Novo o momento histórico em que elas se efetivaram. O método para essa análise comparativa foi a prosopografia, ou seja, um levantamento das características básicas comuns de um grupo de indivíduos por meio do estudo coletivo de suas vidas. Além disso utilizamos o método quantitativo com o auxílio de técnicas estatísticas.
Palavras-chave: RIO GRANDE DO SUL - HISTÓRIA - ESTADO NOVO, 1937
RIO GRANDE DO SUL - HISTÓRIA POLÍTICA
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Sigla da instituição: PUCRS
Departamento: Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas
Programa: Programa de Pós-Graduação em História
Citação: AMARAL, Sandra Maria do. O teatro do poder : as elites políticas no Rio Grande do Sul na vigência do Estado Novo. 2006. 348 f. Tese (Doutorado em História) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2006.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/2335
Data de defesa: 10-Mar-2006
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em História

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
345065.pdfTexto Completo1,85 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.