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Tipo do documento: Dissertação
Título: Efeitos comportamentais e neuromorfológicos do estresse precoce : uma análise teórico-prática em modelos murinos e humanos
Autor: Milanesi, Bruna Bueno 
Primeiro orientador: Xavier, Léder Leal
Resumo: O estresse precoce (Early Life Stress) é capaz de alterar comportamentos, cognição e causar mudanças anatômicas e histológicas no sistema nervoso de animais de laboratório e seres humanos. Essa trabalho é dividido em dois estudos, cujos objetivos foram: 1- Produzir uma revisão descritiva sobre as alterações morfofuncionais produzidas pelo ELS em modelos murinos e humanos; 2- Avaliar os efeitos a longo prazo (>60 dias) da exposição a eventos estressores no início da vida, analisando parâmetros comportamentais e neuromorfológicos em camundongos. O primeiro estudo desta dissertação resultou na produção de um artigo científico de revisão descritiva sobre efeitos do ELS no sistema nervoso central de roedores e humanos, o qual traz um compilado de dados a respeito das principais alterações encefálicas a nível estrutural e celular. Em relação ao segundo estudo desta dissertação, o qual se refere a parte experimental, foram utilizados 24 animais, grupo controle (N=12) e grupo estressado (N=12) divididos igualmente em ambos os sexos. O estresse foi induzido através de um modelo combinado de estresse precoce (LBSM), que consiste na junção do protocolo de limited bedding (LB) concomitantemente com a separação materna (SM) por 3 horas/dia, do dia pós-natal 2 ao 15. Após 60 dias de vida, os animais foram analisados. Foram realizados os seguintes testes para avaliação de comportamentos do tipo depressivo/ansioso: 1-Teste de preferência a sacarose; 2-Campo aberto; 3-Labirinto em cruz elevado; 4-Claro/escuro e 5-Nado forçado. Posteriormente, os animais foram eutanasiados e seus encéfalos submetidos à técnica histológica de Nissl, associada aos métodos estereológicos de Cavalieri para análise volumétrica e morfometria planar das espessuras cortical e das camadas piramidais do CA1 e CA3 hipocampais, e estimativa das densidades neuronais e gliais e relação glias/neurônios em distintas regiões encefálicas. A análise de imagens foi realizada no software Image Pro Plus e a análise estatística (teste t não pareado) nos software GraphPad Prism (p< 0,05). No teste do labirinto em cruz elevado, as fêmeas ELS, aumentaram seu tempo de permanência nos braços abertos (p=0,011) e no centro (p=0,019), reduziram a permanência nos braços fechados (p=0,005) e aumentaram seu número de entradas nos braços abertos (p=0,028) e fechados (p=0,048). Nenhum outro parâmetro comportamental foi afetado de modo significativos pelo ELS em machos ou fêmeas. Em relação à morfometria cerebral dos machos observamos: (1) o ELS aumentou o volume hipocampal entre os Bregmas 1.46 até Bregmas 2.06 (p=0,011), sendo que o aumento significativo ocorreu na porção mais rostral do hipocampo, entre Bregma 1.46 até Bregma 1.70 (p=0,001); (2) o ELS aumentou a espessura cortical cerebral (p=0.000006) e a espessura da camada piramidal do CA1 hipocampal (p=0.018); e (3) o ELS reduziu a densidade neuronal cortical na área infralímbica do córtex pré-frontal medial (p=0.016). Analisando-se os dados relativos à morfometria cerebral das fêmeas, observa-se: (1) o ELS provocou um aumento da espessura de camada piramidal do CA1 hipocampal (p=0,00006); (2) o ELS reduziu a densidade neuronal cortical nas áreas pré-límbica (p=0,048) e infralímbica (0,017); (3) o ELS reduziu a densidade neuronal na amígdala basolateral (p=0,041) e a densidade glial do córtex cingulado (p=0,025). As alterações comportamentais encontradas são restritas à alterações no teste de labirinto em cruz elevado em fêmeas. Por sua vez, o protocolo ELS afetou de modo distinto a anatomia e histologia encefálica em machos e fêmeas. Nossos resultados sugerem que as respostas comportamentais de longo prazo ao ELS, em camundongos, relacionadas à depressão e ansiedade, podem ser mais significativas em fêmeas e que as alterações morfométricas cerebrais encontradas em machos submetidos ao ELS podem não se traduzir em alterações comportamentais analisadas pelos testes executados nessa dissertação, mas talvez estejam relacionadas à déficits em outras funções superiores.
Abstract: Early Life Stress is capable of altering behavior, cognition and causing anatomical and histological changes in the nervous system of laboratory animals and humans. This work is divided into two studies, whose objectives were: 1- Produce a descriptive review on the morphofunctional changes produced by ELS in murine and human models; 2- Evaluate the long-term effects (>60 days) of exposure to stressful events in early life, analyzing behavioral and neuromorphological parameters in mice. The first study of this dissertation resulted in the production of a scientific article of descriptive review on the effects of ELS on the central nervous system of rodents and humans, which brings a compilation of data regarding the main encephalic alterations at the structural and cellular level. Regarding the second study of this dissertation, which refers to the experimental part, 24 animals were used, control group (N=12) and stressed group (N=12) equally divided into both sexes. Stress was induced through a combined model of early stress (LBSM), which consists of joining the limited bedding (LB) protocol concomitantly with maternal separation (SM) for 3 hours/day, from postnatal day 2 to 15 After 60 days of life, the animals were analyzed. The following tests were performed to assess depressive/anxious behaviors: 1-Sucrose preference test; 2-Open field; 3-Labyrinth in elevated cross; 4-Light/Dark and 5-Forced Swim. Subsequently, the animals were euthanized and their brains submitted to Nissl's histological technique, associated with Cavalieri's stereological methods for volumetric analysis and planar morphometry of cortical thickness and pyramidal layers of hippocampal CA1 and CA3, and estimation of neuronal and glial densities and relationship glia/neurons in different brain regions. Image analysis was performed using Image Pro Plus software and statistical analysis (unpaired t test) using GraphPad Prism software (p< 0.05). In the elevated plus maze test, ELS females increased their time spent in the open arms (p=0.011) and in the center (p=0.019), reduced their time in the closed arms (p=0.005) and increased their number of entries into the open (p=0.028) and closed (p=0.048) arms. No other behavioral parameters were significantly affected by ELS in males or females. Regarding the cerebral morphometry of males, we observed: (1) ELS increased hippocampal volume between Bregmas 1.46 to Bregmas 2.06 (p=0.011), with a significant increase occurring in the most rostral portion of the hippocampus, between Bregma 1.46 to Bregma 1.70 (p=0.001); (2) ELS increased cerebral cortical thickness (p=0.000006) and hippocampal CA1 pyramidal layer thickness (p=0.018); and (3) ELS reduced cortical neuronal density in the infralimbic area of the medial prefrontal cortex (p=0.016). Analyzing the data related to the cerebral morphometry of the females, it is observed: (1) ELS caused an increase in the thickness of the pyramidal layer of the hippocampal CA1 (p=0.00006); (2) ELS reduced cortical neuronal density in the prelimbic (p=0.048) and infralimbic (0.017) areas; (3) ELS reduced neuronal density in the basolateral amygdala (p=0.041) and glial density in the cingulate cortex (p=0.025). The behavioral changes found are restricted to changes in the elevated plus maze test in females. In turn, the ELS protocol affected brain anatomy and histology differently in males and females. Our results suggest that long-term behavioral responses to ELS, in mice, related to depression and anxiety, may be more significant in females and that brain morphometric changes found in males submitted to ELS may not translate into behavioral changes analyzed by the tests performed in this dissertation, but perhaps they are related to deficits in other higher functions.
Palavras-chave: Estresse Precoce
Morfologia
Histologia
Área(s) do CNPq: CIENCIAS BIOLOGICAS::BIOLOGIA GERAL
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Sigla da instituição: PUCRS
Departamento: Escola de Ciências Saúde e da Vida
Programa: Programa de Pós-Graduação em Biologia Celular e Molecular
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Restrição de acesso: Trabalho será publicado como artigo ou livro
Prazo para liberar texto completo: 24 meses
Data para liberar texto completo: 27/04/2025
URI: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/10729
Data de defesa: 27-Mar-2023
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Biologia Celular e Molecular

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