Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/10343
Tipo do documento: Dissertação
Título: Escolas e territórios : aspectos da desigualdade
Autor: Cabral, Ana Karina Santos dos 
Primeiro orientador: Ribeiro, Fernanda Bittencourt
Resumo: A presente pesquisa estabelece um cruzamento entre as temáticas educação, desigualdade escolar e território de pertencimento. Através de dados secundários e de observação participante, descreve-se diferentes realidades escolares em territórios distintos da cidade de Porto Alegre, observando além das salas de aula, espaços de convivência de docentes e alunos, pátios, corredores e arredores de duas escolas públicas. Os dados secundários apontam as desigualdades escolares e apresentam rankings produzidos a partir do resultado de provas que medem o desempenho dos alunos como Prova Brasil e ENEM. A pesquisa qualitativa evidencia a especificidade e os desafios representados pelo perfil social e econômico dos estudantes do turno da noite, as interferências externas que modificam o cotidiano escolar e a importância da localização da escola e dos territórios de pertencimento dos estudantes na configuração de desigualdades mais ou menos sutis.
Abstract: This research establishes a cross between the themes of education, school inequality and territory of belonging. Through secondary data and participant observation, different school realities are described in different territories from the city of Porto Alegre, observing in addition to classrooms, teaching and student living spaces, patios, corridors and surroundings of two public schools. Secondary data point to school inequalities and present rankings produced from the results of tests that measure student performance such as Prova Brasil and ENEM. The qualitative research highlights the specificity and challenges represented by the social and economic profile of students on the night shift, the external interferences that modify the school routine and the importance of the school location and the territories of students' belonging in the configuration of inequalities in different levels.
Palavras-chave: Escola
Território
Desigualdades Escolares
School
Territory
School Inequalities
Área(s) do CNPq: OUTROS::CIENCIAS SOCIAIS
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Sigla da instituição: PUCRS
Departamento: Escola de Humanidades
Programa: Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Restrição de acesso: Trabalho não apresenta restrição para publicação
URI: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/10343
Data de defesa: 29-Jun-2020
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Ana_Karina_dos_Santos_Cabral_Dis.pdfANA_KARINA_DOS_SANTOS_CABRAL_DIS1,45 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.