Export this record: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/999
Document type: Tese
Title: Avaliação das variações da transferência do planejamento virtual e sobre protótipos biomédicos para a instalação de implantes dentários pela técnica cirúrgica guiada
Author: Viegas, Vinicius Nery 
Advisor: Oliveira, Marília Gerhardt de
Abstract (native): A cirurgia guiada em Implantodontia consta de etapas que integram diagnóstico por imagem, planejamento virtual, bioprototipagem e aplicação cirúrgica. O objetivo desta pesquisa foi avaliar as variações na transferência do planejamento virtual e sobre protótipos biomédicos para o procedimento de instalação de implantes dentários por meio desta técnica. O experimento foi realizado em 11 réplicas idênticas de mandíbula humana edêntula. A definição do posicionamento dos implantes foi padronizada e realizada em software específico, a partir de imagens de tomografias computadorizadas cone-beam pré-operatórias. Para cada uma das mandíbulas, foram confeccionados biomodelos e guias cirúrgicos pelo método de estereolitografia. Inicialmente, foram realizadas cirurgias simuladas com a colocação e remoção dos implantes nos protótipos. Em seguida, os implantes foram instalados nas réplicas de mandíbula. Para análise dos resultados, foram realizadas tomografias pós-operatórias e obtidos cortes padronizados nos protótipos e nas réplicas, que possibilitaram a visualização dos leitos dos implantes. A sobreposição dos modelos tridimensionais pré e pós-operatórios permitiu a avaliação da distância linear e do ângulo formado pelos longo-eixos dos implantes planejados e executados. Medidas lineares realizadas diretamente sobre os modelos foram utilizadas para avaliar a validade de procedimentos simulados em protótipos na fase de planejamento em Implantodontia. As variações das distâncias entre as regiões coronais, centrais e apicais dos 22 implantes avaliados nesta pesquisa apresentaram valores médios inferiores à 0,41 mm. Quanto à angulação, os implantes instalados no lado direito das réplicas apresentaram variações de 1,45 ± 0,89 graus e os do lado esquerdo, de 0,70 ± 0,30 graus. A aplicação do teste t de Student, para comparar as amostras com um valor de referência zero, indicou diferença estatisticamente significativa para todas as medidas analisadas (p<0,05). A correlação entre o posicionamento dos leitos dos implantes, em cada mandíbula, apresentou valores considerados razoáveis a muito bons, de acordo com a distância analisada e o método de interpretação utilizado. De acordo com os resultados desta pesquisa, as variações observadas na transferência para o campo operatório do posicionamento de implantes dentários, determinado durante o planejamento virtual e obtido em cirurgia simulada sobre protótipo biomédico, indicam a confiabilidade da utilização da técnica de cirurgia guiada em Implantodontia. A margem de segurança do método, considerando a variação na posição dos implantes e a superestimação ou subestimação de medidas em procedimentos simulados em biomodelos, deve ser melhor avaliada em estudos clínicos.
Keywords: IMPLANTODONTIA
CIRURGIA ODONTOLÓGICA
IMAGEM - DIGITALIZAÇÃO (ODONTOLOGIA)
TOMOGRAFIA COMPUTADORIZADA
CAD/CAM - COMPUTAÇÃO
CNPQ Knowledge Areas: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::ODONTOLOGIA
Language: por
Country: BR
Publisher: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Institution Acronym: PUCRS
Department: Faculdade de Odontologia
Program: Programa de Pós-Graduação em Odontologia
Citation: VIEGAS, Vinicius Nery. Avaliação das variações da transferência do planejamento virtual e sobre protótipos biomédicos para a instalação de implantes dentários pela técnica cirúrgica guiada. 2008. 107 f. Tese (Doutorado em Odontologia) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2008.
Access type: Acesso Aberto
URI: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/999
Issue Date: 9-Sep-2008
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Odontologia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
408028.pdfTexto Completo4.75 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.