Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/9957
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorBaranzeli, Caroline-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2185139301208076por
dc.contributor.advisor1Morosini, Marília Costa-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8614883884181446por
dc.date.accessioned2021-11-08T17:44:13Z-
dc.date.issued2021-08-31-
dc.identifier.urihttp://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/9957-
dc.description.resumoUm dos grandes desafios da Educação Superior na contemporaneidade é atrelar a qualificação profissional e sua importância na formação por meio e para a pesquisa. A intensificação dos processos de globalização e internacionalização impactam diretamente nos atores das IES e torna importante a discussão sobre o desenvolvimento de competências interculturais nesses sujeitos. O objetivo deste trabalho é compreender como acadêmicos, de distintos contextos, entendem os processos de internacionalização e quais competências consideram fundamentais para atuação no contexto universitário. Para tanto, se produziu uma pesquisa, de estudo de caso múltiplos, em duas instituições de Educação Superior – uma no contexto britânico e outra no contexto brasileiro. Para tanto, se realizou 14 entrevistas, com docentes de ambos os contextos e se produziu uma análise seguindo os critérios da Análise Textual Discursiva e categorização de competências, apontadas pelos docentes, a partir das perspectivas da UNESCO. Os resultados do estudo de caso brasileiro apontam para um domínio dos entrevistados em relação ao tema da internacionalização, dissertam sobre suas possibilidades, mas principalmente sobre os desafios impostos à realidade brasileira. No que diz respeito às competências necessárias para atuar nos eixos de pesquisa, ensino e extensão, os acadêmicos brasileiros apontam como fundamentais as linhas apresentadas, pela UNESCO, como aprender a ser e a prender a conviver. No contexto britânico, observou-se o domínio dos acadêmicos sobre o tema da internacionalização, mas seu foco em questões como mobilidade estudantil demonstra como as realidades nacionais e institucionais impactam nas percepções sobre o internacionalizar. Em relação às competências, os acadêmicos britânicos também apontam como fundamentais as perspectivas do aprender a ser e conviver. Aponta-se que, apesar das diferenças existentes entre as análises de ambos os contextos, é possível observar a convergência de importância das competências de aprender a ser e conviver para todos os acadêmicos.por
dc.description.abstractOne of the biggest Higher Education challenges is the connection between professional qualification and training through and for research. Globalization and internationalization processes impacted on HEIs actors and bring the discussion about the development of intercultural competencies. This work aims to understand how academics, from different contexts, understand internationalization processes and which competencies they consider essential for acting in the university context. The research drawn used multiple case studies in two institutions of Higher Education – one in the British context and the other in the Brazilian context. For that, 14 interviewees were carried out, with professors from both contexts and analysis was produced following the criteria of Discursive Textual Analysis and categorization of competencies, pointed out by the professors, from the perspectives of UNESCO. The results of the Brazilian case study points to a relation to the theme of internationalization, they talk about its possibilities, but mainly about the challenges imposed on the Brazilian reality. With regard to the skills needed to work in the research, teaching and extension axes, Brazilian academics point out as fundamental the lines presented by UNESCO, such as learning to be and to learn to live together. In the British context, it was observed that academics dominate the theme of internationalization, but their focus on issues such as student mobility demonstrates how national and institutional realities impact perceptions of internationalization. Regarding competencies, British academics also point out as fundamental the perspectives of learning to be and live together. It is pointed out that, despite the existing differences between the analyzes of both contexts, it is possible to observe the convergence of importance of the competencies of learning to be and living together for all academics.eng
dc.description.provenanceSubmitted by PPG Educação ([email protected]) on 2021-11-05T19:58:56Z No. of bitstreams: 1 TESE_CarolineBaranzeli_sumário corrigido (final).pdf: 3712230 bytes, checksum: 7d5cb5cc3af98199977368204a2db3cd (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Sheila Dias ([email protected]) on 2021-11-08T17:36:05Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TESE_CarolineBaranzeli_sumário corrigido (final).pdf: 3712230 bytes, checksum: 7d5cb5cc3af98199977368204a2db3cd (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-11-08T17:44:13Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TESE_CarolineBaranzeli_sumário corrigido (final).pdf: 3712230 bytes, checksum: 7d5cb5cc3af98199977368204a2db3cd (MD5) Previous issue date: 2021-08-31eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/182537/TESE_CarolineBaranzeli_sum%c3%a1rio%20corrigido%20%28final%29.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpor
dc.publisher.departmentEscola de Humanidadespor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsPUCRSpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEducação Superiorpor
dc.subjectInternacionalizaçãopor
dc.subjectCompetênciaspor
dc.subjectCompetências Interculturaispor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleInternacionalização da educação superior e o desenvolvimento de competências : perspectivas docentes em distintos contextospor
dc.typeTesepor
dc.restricao.situacaoTrabalho não apresenta restrição para publicaçãopor
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TESE_CarolineBaranzeli_sumário corrigido (final).pdfCAROLINE_BARANZELI_TES3,63 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.