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Tipo do documento: Tese
Título: Inserção educacional, saúde mental e processamento cognitivo em crianças ouvintes filhas de pais surdos (CODAs)
Autor: Reis, Dulcilene Saraiva 
Primeiro orientador: Arteche, Adriane Xavier
Resumo: Esta pesquisa se propôs a apresentar as peculiaridades das crianças bilíngues bimodais que são ouvintes e seus pais são surdos, conhecidas como Coda. Estas crianças são consideradas bilíngues naturais por adquirirem duas línguas e são consideradas também biculturais, por conviverem entre duas culturas: surda, devido à convivência com seus pais surdos e a ouvinte, por compartilharem de experiências com seus pares ouvintes. A pesquisa se dividiu em dois estudos, sendo que o Estudo 1 teve como objetivo conhecer o processo de inserção educacional da criança Coda, bem como os aspectos emocionais associados à experiência de ser Coda e o Estudo 2 teve como objetivo investigar o desenvolvimento cognitivo das crianças Codas por meio da avaliação do Quociente de Inteligência (QI) Geral e das Funções Executivas. A amostra foi composta por cinco crianças Codas com idades entre sete e onze anos, suas mães surdas e suas professoras, sendo quatro residentes em Porto Velho e uma em Cacoal, no Estado de Rondônia e foi realizada no período de 2018 a 2020. Os resultados do Estudo 1 indicaram que uma das maiores dificuldade das crianças Codas está relacionada com a aquisição da linguagem escrita, bem como ficou evidenciado que o sentimento de responsabilidade das crianças ao atuarem como intérpretes de seus pais tem causado estresse emocional e ansiedade. Os resultados do Estudo 2 indicaram que no quesito QI Total, as crianças Codas se mantiveram na faixa 70-79 de QI apresentando um desempenho inferior e o resultado de desempenho foi médio inferior nos subtestes da área de execução. Entretanto, nos subtestes que avaliam habilidades verbais, a maioria dos participantes apresentou um resultado inferior, indicando muita dificuldade nestas habilidades. Em relação às Funções Executivas, os resultados indicaram que a maioria das crianças Codas apresentou dificuldade na realização dos testes que envolviam a linguagem, bem como demonstrou que a maioria dos participantes não teve dificuldade na realização dos testes das Funções Executivas relacionadas à atenção, percepção e memória, com destaque em memória de trabalho operacional. Nas habilidades aritméticas todas as crianças Codas apresentaram resultado na média. Desta forma, os dois estudos possibilitaram conhecer as especificidades das crianças Codas no que diz respeito ao seu desenvolvimento cognitivo, a inserção educacional e os aspectos emocionais.
Abstract: This research aimed to present the peculiarities of bimodal bimodal children who are hearing and their parents are deaf, known as Coda. These children are considered natural bilinguals because they acquire two languages and are also considered bicultural, because they live between two cultures: deaf, due to living with their deaf parents, and hearing, because they share experiences with their hearing peers. The research was divided into two studies. Study 1 aimed to understand the process of educational insertion of the Coda child, as well as the emotional aspects associated with the experience of being a Coda, and Study 2 aimed to investigate the cognitive development of children Coda by evaluating the Overall Intelligence Quotient (IQ) and Executive Functions. The sample consisted of five Coda children aged between seven and eleven years, their deaf mothers and their teachers, four living in Porto Velho and one in Cacoal, in the state of Rondônia, and was carried out from 2018 to 2020. The results from Study 1 indicated that one of the greatest difficulties of Coda children is related to the acquisition of written language, as well as it was evidenced that the feeling of responsibility of children when acting as interpreters for their parents has caused emotional stress and anxiety. The results of Study 2 indicated that in the item Total IQ, the Coda children remained in the 7079 IQ range, presenting a lower performance and the performance result was lower average in the subtests of the execution area. However, in the subtests that assess verbal skills, most participants had a lower result, indicating a lot of difficulty in these skills. Regarding Executive Functions, the results indicated that most Coda children had difficulty performing the tests involving language, as well as demonstrated that most participants had no difficulty performing the Executive Functions tests related to attention, perception and memory, with emphasis on operational working memory. In arithmetic skills, all Coda children had an average result. Thus, the two studies made it possible to know the specificities of Coda children with regard to their cognitive development, educational insertion and emotional aspects.
Palavras-chave: Bilinguismo Bimodal
Coda
Saúde Mental
Desenvolvimento Cognitivo
Funções Executivas
Bimodal Bilingualism
Coda
Mental Health
Cognitive Development
Executive Functions
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Sigla da instituição: PUCRS
Departamento: Escola de Ciências da Saúde e da Vida
Programa: Programa de Pós-Graduação em Psicologia
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Restrição de acesso: Trabalho será publicado como artigo ou livro
Prazo para liberar texto completo: 60 meses
Data para liberar texto completo: 13/10/2026
URI: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/9906
Data de defesa: 30-Nov-2020
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Psicologia

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