Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/9871
Tipo do documento: Dissertação
Título: Relações entre perguntas dos estudantes e argumentações produzidas durante atividades em ciências nos anos iniciais
Autor: Costa, Daniela da
Primeiro orientador: Ramos, Maurivan Güntzel
Resumo: A importância do Ensino de Ciências nos Anos Iniciais é caracterizada pela oportunidade de desenvolvimento de habilidades de questionamento e argumentação desses estudantes. Por isso, desenvolver atividades que visem compreender a pergunta e a argumentação desses estudantes torna-se relevante para o Ensino de Ciências. Assim, esta dissertação busca responder o problema de pesquisa: De que modo as perguntas iniciais dos estudantes se relacionam com seus argumentos durante atividades em Ciências nos Anos Iniciais? A pesquisa deu-se em duas escolas públicas de Educação Básica de Porto Alegre, RS, nas quais foi realizada a investigação com estudantes de 3° ano dos Anos Iniciais e seus respectivos professores. A coleta de dados ocorreu de duas maneiras: com os estudantes, por meio de uma atividade de intervenção denominada As aves e seus bicos e com os professores, por meio de entrevista semiestruturada. Tanto a atividade de intervenção quanto a entrevista dos professores foram gravadas e transcritas. A análise dos dados deu-se por meio do Layout de Toulmin e da Análise Textual Discursiva – ATD. Portanto, as possíveis respostas para a pergunta supracitada foram: a) as perguntas iniciais dos estudantes apresentaram caráter explicativa causal, descritiva e preditiva; b) os estudantes desenvolveram perguntas em sala de aula categorizadas em perguntas associadas à contextualização do conteúdo das imagens e perguntas associadas à descrição das características das imagens; c) as relações entre as perguntas iniciais dos estudantes e seus argumentos foram de natureza preditiva, contextualizada e de ampliação do conhecimento; e d) da percepção dos professores frente a atividade que permitiu o ato de perguntar e argumentar aos estudantes emergiu duas categorias: os fatores que contribuem para a promoção do questionamento e da argumentação em sala de aula e os entraves para a promoção do questionamento e a argumentação em sala de aula.
Abstract: The importance of Science Teaching in the Early Years is characterized by the opportunity to develop questioning and arguing skills for these students. Therefore, developing activities that aim to understand the question and the arguments of these students becomes relevant for Science Teaching. Thus, this study seeks to answer the research question: How do students' initial questions relate to their arguments during activities in Science in the Early Years? The research occurs in two public schools of Basic Education in Porto Alegre, RS, in which the investigation was carried out with 3rd-year students of the Early Years and their respective teachers. Data collection occurs in two ways: with students, through an intervention activity called the birds and their beaks, and with teachers, through semi-structured interview. Both the intervention activity and the teachers' interviews were recorded and transcribed. Data analysis was performed using the Toulmin layout and Textual Discursive Analysis - ATD. Therefore, the possible answers to the aforementioned question were: a) the students' initial questions were causal, descriptive and predictive; b) students developed questions in the classroom categorized into questions associated with the contextualization of the content of the images and questions associated with the description of the characteristics of the images; c) the relationships between the students' initial questions and their arguments were predictive, contextualized and knowledge-expanding; and d) the perception of teachers regarding the activity that allowed the act of asking and arguing to students, two categories emerged: the factors that contribute to the promotion of questioning and argumentation in the classroom and the obstacles to the promotion of questioning and argumentation in the classroom
Palavras-chave: Ensino de Ciências
Anos Iniciais
Pergunta em Sala de Aula
Argumentação
Science Teaching
Early Years
Question in the Classroom
Argumentation
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS: ENSINO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Sigla da instituição: PUCRS
Departamento: Escola Politécnica
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Restrição de acesso: Trabalho não apresenta restrição para publicação
URI: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/9871
Data de defesa: 31-Mar-2020
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO_DANIELA DA COSTA_VERSAO_FINAL_PÓS_BANCA.pdfDANIELA_DA_COSTA_DIS1,99 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.