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Tipo do documento: Dissertação
Título: Perspectivas de professores em contextos de diversidade etnocultural : um olhar para o imigrante
Autor: Pires, Mirian do Nascimento Batista 
Primeiro orientador: Guilherme, Alexandre Anselmo
Resumo: Esta dissertação teve por objetivo analisar as perspectivas dos professores que trabalham em contextos de diversidade etnocultural (decorrente de movimentos de imigração recente), de modo a identificar se seus discursos revelam uma postura assimilacionista ou de inclusão em relação a seus alunos imigrantes. Este trabalho se amparou no conceito de natalidade, de Arendt (2016), para discutir sobre o papel da educação na sociedade, e na interpretação deste conceito aplicado ao sujeito em situação de deslocamento, de Veck (2020). Além disso, esta pesquisa explorou os princípios da Pedagogia Culturalmente Responsiva, de Gay (2018), como uma abordagem inclusiva de ensino para alunos etnicamente diversos. Através de uma abordagem qualitativa, e utilizando a entrevista semi-estruturada como técnica de coleta, analisaram-se 11 transcrições de professores das redes municipal e estadual do Rio Grande do Sul (RS), Brasil. Adotou-se como metodologia a codificação e categorização em Primeiro e Segundo ciclos, conforme Saldaña (2013). Os resultados da análise revelaram que a perspectiva predominante entre os participantes da amostra é inclusiva, manifestando-se através das ações pedagógicas em função da presença de alunos imigrantes em sala de aula.
Abstract: This Master’s thesis aimed at analyzing the perspectives of teachers who work in ethnical diversity contexts, in order to identify whether their speech reveal an assimilationist approach or an inclusive one towards their immigrant students. This study draws on the concept of natality, by Arendt (2016), to discuss the role of education in society, and it is also inspired by the interpretation of natality’s concept applied to the displaced person, by Veck (2018; 2019; 2020). Besides, this study explores the principles of Culturally Responsive Teaching, by Gay (2018), as an inclusive approach to teaching ethnically diverse students. Through qualitative research, using the semi structured interview as data collection technique, 11 interview transcripts of teachers from public schools in Rio Grande do Sul (RS, Brazil) were analysed. Coding and categorization in First and Second cycles based on Saldaña (2013) were used as methodology. The results show that the perspective amongst the sample’s participants is predominantly inclusive, and it is mostly expressed in the pedagogical practices due to the present of immigrant students in their classrooms.
Palavras-chave: Professores
Perspectivas
Alunos Imigrantes
Ações Pedagógicas
Inclusão
Teachers
Perspectives
Imigrant Students
Teaching Practices
Inclusion
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Sigla da instituição: PUCRS
Departamento: Escola de Humanidades
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Restrição de acesso: Trabalho não apresenta restrição para publicação
URI: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/9845
Data de defesa: 29-Jun-2021
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação

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