Export this record: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/983
Document type: Dissertação
Title: Efeito da laserterapia na biomodulação da osteogênese em defeitos críticos confeccionados em calota craniana de ratos
Author: Gondim, André Luiz Marinho Falcão 
Advisor: Pagnoncelli, Rogerio Miranda
Abstract (native): O presente estudo teve por objetivo avaliar, por meio de análise histológica e morfométrica, a biomodulação do processo de osteogênese em defeitos críticos confeccionados em calotas craninas de ratos, submetidos à radiação com laser diodo infravermelho (GaAlAs). Foram utilizados 40 ratos machos da linhagem Wistar, com peso entre 300 a 500 gramas, distribuídos aleatoriamente em dois grupos, o controle (GC-I e II) e o experimental (GT-I e II), e quatro subgrupos de acordo com o período de observação dos animais. Para os grupos controle e experimental destinaram-se 20 animais, igualmente distribuídos. Os subgrupos experimentais receberam a terapia laser de baixa potência (LLLT), em um defeito ósseo crítico de 4mm confeccionado no osso parietal direito do animal. No grupo GC-I e II todo o protocolo cirúrgico foi realizado, porém sem a aplicação do laser. No grupo GT-I e II foi utilizado o laser infravermelho ([comprimento de onda]= 830 nm, 2 J/cm2, 90mW, 27 s), de forma pontual e contínua. O protocolo de radiação foi estabelecido com intervalos de 48 horas, iniciando-se imediatamente após a sutura do procedimento cirúrgico e seguindo-se até o sexto dia de pós-operatório. Os animais foram mortos aos 07 e 21 dias após o procedimento cirúrgico. Para análise histológica, executou-se o processamento de rotina para a técnica de HE. As lâminas foram estudadas segundo análise descritiva e morfométrica. O fenômeno tecidual avaliado, na análise descritiva, incluiu a neoformação óssea. Para a análise morfométrica determinaramse as médias das áreas de trabeculado ósseo neoformado em relação a área total do defeito. Os resultados obtidos demonstraram que, segundo a análise morfométrica, a biomodulação óssea positiva evidenciada nos grupos GT-I e II apresentou maior área de trabeculado ósseo quando comparada aos grupos não submetidos à LLLT. Os resultados permitiram sugerir que a laserterapia de baixa potência no protocolo estabelecido atua como biomoduladora óssea, estimulando a osteogênese, podendo ser utilizada como coadjuvante no processo de reparo ósseo.
Keywords: ODONTOLOGIA
REPARAÇÃO ÓSSEA (ODONTOLOGIA)
OSSOS - DESENVOLVIMENTO
LASER - TERAPIA
TRAUMATOLOGIA BUCOMAXILOFACIAL
RATOS - EXPERIÊNCIAS
CNPQ Knowledge Areas: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::ODONTOLOGIA
Language: por
Country: BR
Publisher: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Institution Acronym: PUCRS
Department: Faculdade de Odontologia
Program: Programa de Pós-Graduação em Odontologia
Citation: GONDIM, André Luiz Marinho Falcão. Efeito da laserterapia na biomodulação da osteogênese em defeitos críticos confeccionados em calota craniana de ratos. 2007. 117 f. Dissertação (Mestrado em Odontologia) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2007.
Access type: Acesso Aberto
URI: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/983
Issue Date: 10-Dec-2007
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Odontologia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
399336.pdfTexto Completo1.07 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.