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Tipo do documento: Tese
Título: Relação entre competências de gestão, adaptabilidade de carreira, e talento em profissionais que ocupam cargos de gestão
Autor: Nogueira, Carla Rossana de Araujo Torres 
Primeiro orientador: Oliveira, Manoela Ziebell de
Resumo: No atual contexto de mercado, em que as incertezas substituíram definitivamente a estabilidade das relações de trabalho, assumir posições de gestão nas organizações traz grandes desafios para a construção da própria carreira (além da dos subordinados), dada a natureza das atividades realizadas. Os gestores devem estar à frente de processos, orientar as equipes, além de atender à exigência implícita de ser referência e modelo nos requisitos técnicos (conhecimentos e habilidades), bem como nos requisitos de valores e comportamentos, a fim de promover maior vantagem competitiva para as organizações por meio do desenvolvimento de seus recursos humanos. Frente a tal cenário, o objetivo geral do presente estudo consiste em identificar as competências necessárias ao exercício de cargos de gerência nas organizações brasileiras, como elas são desenvolvidas e quais suas relações com o talento percebido e a adaptabilidade de carreira dos profissionais. Os objetivos específicos neste projeto são: a) apresentar uma análise crítica da produção científica sobre as competências necessárias ao exercício de posições de gestão; b) investigar quais as competências consideradas essenciais ao exercício de posições de gestão pelos profissionais que as ocupam e como tais competências foram desenvolvidas ao longo de sua carreira; c) caracterizar profissionais que ocupam posições de gerência com relação às competências consideradas necessárias para o exercício de suas atividades de trabalho, níveis de talento e adaptabilidade de carreira. Para tanto, adotar-se-á um delineamento observacional e analítico em um recorte transversal por meio de três etapas. A primeira consistirá em um estudo teórico sobre competências de gestão. A segunda investigará, por meio de uma abordagem quantitativa, as relações entre as competências de gestão, a adaptabilidade de carreira e o talento percebido em profissionais que ocupam cargos de gerência em diferentes regiões do país e em organizações de diferentes portes e segmentos. A terceira etapa investigará, por meio de uma abordagem qualitativa, baseada em narrativas sobre a construção da vida, as competências consideradas essenciais ao exercício de cargos de gestão pelos profissionais que os ocupam e como tais competências foram desenvolvidas ao longo de sua carreira.
Abstract: In the current market context, in which uncertainties have replaced the stability of work relationships, taking on management positions in organizations poses significant challenges for the construction of one's career (in addition to that of subordinates), given the nature of the activities carried out. Managers must: be at the forefront of processes, guide teams, in addition to meeting the implicit requirement of being a reference and model in technical requirements (knowledge and skills), as well as in the conditions of values and behaviors, to promote a greater competitive advantage for organizations through the development of their human resources. The general objective of the present study is to identify the competencies necessary to exercise management positions in Brazilian organizations, how to develop them and what are their relationships with the perceived talent and the career adaptability of the professionals. The specific objectives of this project are a) to present a critical analysis of the national scientific production on the skills necessary to exercise management positions; b) Investigate what skills are considered essential to the exercise of management positions by the professionals who occupy them, and how they developed these skills throughout their career; c) To characterize professionals who occupy management positions concerning the competencies considered necessary for the exercise of their work activities, talent levels, and career adaptability. For this, we adopted an observational and analytical design in a transversal cut through three stages. The first will consist of a theoretical study on management skills. The second will investigate, through a quantitative approach, the relationship between management skills, career adaptability, and the talent perceived in professionals who hold management positions in different regions of the country, and organizations of different sizes and segments. The third stage will investigate, through a qualitative approach, based on narratives about the construction of life, the competencies considered essential to the exercise of management positions by the professionals who occupy them, and how they developed these competencies throughout their career.
Palavras-chave: Desenvolvimento Profissional
Competência
Administração
Adaptabilidade de Carreira
Talento
Professional Development
Competence
Administration
Career Adaptability
Talent
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Sigla da instituição: PUCRS
Departamento: Escola de Ciências da Saúde e da Vida
Programa: Programa de Pós-Graduação em Psicologia
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Restrição de acesso: Trabalho será publicado como artigo ou livro
Prazo para liberar texto completo: 60 meses
Data para liberar texto completo: 22/06/2026
URI: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/9745
Data de defesa: 24-Set-2020
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Psicologia

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