Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/9732
Tipo do documento: Dissertação
Título: A eugenia enquanto dispositivo biopolítico nos processos de educabilidade no estado novo (1937-1945)
Autor: Carboni, Davi 
Primeiro orientador: Ferraro, José Luís Schifino
Resumo: Este trabalho tem por objetivo analisar como a eugenia efetivou-se enquanto dispositivo biopolítico nos processos de educabilidade no Estado Novo (1937-1945). De modo mais específico, busca-se: compreender as questões raciais, principalmente a mestiçagem, como dispositivo principal para pensar e forjar a população brasileira; investigar a relação entre eugenia e educação, dentro da Era Vargas; entender os dispositivos de educabilidade, como mecanismos formativos do corpo-espécie da população. Nesta medida, ao examinar as influências desta conexão, como também o caráter centralizador do Estado Novo varguista, destaca-se primeiramente que o processo educativo se dá não somente no interior da escola, mas de mesma forma, por meio de instrumentos que estimulem, impulsionem ou instiguem a educabilidade dos sujeitos, consolidando-se na formação dos mesmos, no campo direto e subjetivo. Para tanto, por meio destas análises, pretende-se relacionar tais medidas com a idealização do corpo-espécie da população, utilizando-se, assim, da cartilha A Juventude no Estado Novo e da divulgação eugênica por meio do rádio. Busca-se averiguar, como o Estado Novo, potencializou, através das ferramentas de educabilidade, o higienismo no âmbito médico e, de mesma forma, no sócioformativo por meio do racismo estatal. Com relação ao “Referencial teórico-metodológico”, esta pesquisa se insere dentro de um trabalho genealógico Foucaultiano no examinar dos processos que efetivaram a vinculação Eugenia, Biopolítica, e Educabilidade. Os resultados obtidos evidenciam que os processos de educabilidade eugênica, assim como a própria educação, foram utilizados de forma efetiva, para consolidar as idealizações sócioformativas da população brasileira durante este período e, persistem hoje até hoje, através de medidas como, por exemplo, a não obrigatoriedade de alunos especiais em escolas públicas. Palavras-chave: Eugenia, Biopolítica, Processos de Educabilidade, Estado Novo.
Abstract: Este trabajo tiene como objetivo analizar cómo la eugenia se hizo efectiva cómo dispositivo biopolítico en los procesos de educabilidad en el Estado Novo (1937-1945). Más específicamente, busca: entender las cuestiones raciales, especialmente el mestizaje, como principal dispositivo para pensar y forjar a la población brasileña; investigar la relación entre eugenia y educación, dentro de la Era Vargas; comprender los dispositivos de educabilidad, como mecanismos formativos de las especies corporales de la población. En esta medida, al examinar las influencias de esta conexión, así como el carácter centralizador del Estado Novo varguista, se resalta primero que el proceso educativo se da no solo al interior de la escuela, sino de la misma manera, a través de instrumentos que estimulan, Impulsar o instigar la educabilidad de los sujetos, consolidándose en su formación, en el campo directo y subjetivo. Por tanto, a través de estos análisis se pretende relacionar dichas medidas con la idealización de las especies corporales de la población, utilizando así el folleto La Juventud en el Estado Novo y divulgación eugenésica a través de la radio. Se busca constatar, al igual que el Estado Novo, a través de herramientas higiénicas, ha potenciado el higienismo en el campo médico y, de igual forma, en el socio-formativo a través del racismo estatal. En cuanto al “marco teórico-metodológico”, esta investigación es parte de un trabajo genealógico foucaultiano en el examen de los procesos que efectuaron la conexión entre Eugenia, Biopolítica y Educabilidad. Los resultados obtenidos muestran que los procesos de educabilidad eugenésica, así como la educación misma, fueron efectivamente utilizados para consolidar las idealizaciones socio-formativas de la población brasileña durante este período y, persisten hoy hasta hoy, a través de medidas como, por ejemplo, la naturaleza no obligatoria de los estudiantes especiales en las escuelas públicas
This paper aims to analyze how eugenics became effective as a biopolitical dispositif within the processes of educability of the Estado Novo (1937-1945). More specifically, it seeks to: understand racial issues, especially crossbreeding, as a main dispositif to think and forge the Brazilian population; investigate the relationship between eugenics and education during Era Vargas; understand the educability dispositifs as a formative mechanism of the population body-specie. To this extent, when examining the influences of this connection, as well as the centralizing character of Vargas Estado Novo, it is firstly emphasized that the educational process takes place not only in the school, but also, by means of instruments that stimulate, impel, or instigate subject‟s educability, consolidating in their formation, in a direct and subjective field. To this end, through these analyses, we intend to relate these measures to the body-specie of the population idealization, using the booklet A Juventude no Estado Novo and the eugenics dissemination through the radio. We seek to verify how Estado Novo, through the tools of educability, potentiated hygienism in the medical field and, likewise, in the social-formative field through state racism. In relation to the "Theoretical and methodological reference", this research is part of a Foucauldian genealogical work in the examination of the processes that links Eugenics, Biopolitics, and Educability. The results obtained show that the processes of eugenic educability, as well as education itself, were effectively used to consolidate the social-formative idealizations of the Brazilian population during this period, and persist to this day, through measures such as, for example, the non-compulsory attendance of people with disabilities in public schools. Keywords: Eugenics, Biopolitics, Processes of Educability, Estado Novo.
Palavras-chave: Eugenia
Biopolítica
Processos de Educabilidade
Estado Novo
Eugenia
Biopolítica
Processos de Educabilidad
Estado Novo
Eugenics
Biopolitics
Processes of Educability
Estado Novo
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Sigla da instituição: PUCRS
Departamento: Escola de Humanidades
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Restrição de acesso: Trabalho não apresenta restrição para publicação
URI: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/9732
Data de defesa: 15-Mar-2021
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação - Banca (ENTREGA).pdfDAVI_CARBONI_DIS754,41 kBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.