Export this record: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/971
Document type: Dissertação
Title: Análise comparativa do desajuste marginal de infra-estruturas de prótese fixa pilares micro-unit com o uso de retificadores manuais
Author: Alonso, Fernando Rizzo 
Advisor: Hirakata, Luciana Mayumi
Abstract (native): O crescente uso das próteses implanto-suportadas aumentou a preocupação com a precisão de adaptação, já que a adaptação passiva é um dos fatores fundamentais para o sucesso longitudinal dessas reabilitações protéticas. O objetivo deste trabalho foi avaliar o desajuste marginal de infra-estruturas metálicas de prótese fixa sobre implantes, antes a após a retificação manual, como o teste do parafuso único, utilizando como grupo controle cilindros pré-usinados. Foram confeccionadas 10 infra-estruturas em liga de cobalto-cromo (Co-Cr), simulando uma prótese fixa de três elementos sobre dois implantes. Para isso, utilizou-se uma matriz metálica simulando a disposição clínica de implantes osseointegrados na região dos dentes 14 e 16, contendo pilares Micro-Unit. Cinco infra-estruturas foram confeccionadas com cilindros pré-usinados. As outras cinco foram confeccionadas com cilindros calcináveis, que após avaliação inicial, sofrem retificação manual das bordas de assentamento do cilindro após fundição, formando o terceiro grupo. Todas as infra-estruturas receberam soldagem a laser. As leituras do desajuste marginal foram realizadas através de imagens do microscópio eletrônico de varredura, utilizando a técnica do parafuso único, totalizando 25 medições em cada cilindro. As médias de desajuste marginal de cada cilindro foram utilizadas para a análise estatística. A análise de variância com nível de significância de 5% foi utilizada para avaliar o efeito da retificação manual entre os três grupos testados, nos cilindros com e sem parafuso. Foi concluído que os procedimentos de retificação manual não alteraram significativamente os valores de desajuste marginal nas infra-estruturas fundidas em Co-Cr, ou seja, não aumentaram a passividade das peças protéticas sobre os pilares.
Keywords: ODONTOLOGIA
IMPLANTODONTIA
MATERIAIS DENTÁRIOS
PRÓTESE DENTÁRIA
CNPQ Knowledge Areas: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::ODONTOLOGIA
Language: por
Country: BR
Publisher: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Institution Acronym: PUCRS
Department: Faculdade de Odontologia
Program: Programa de Pós-Graduação em Odontologia
Citation: ALONSO, Fernando Rizzo. Análise comparativa do desajuste marginal de infra-estruturas de prótese fixa pilares micro-unit com o uso de retificadores manuais. 2008. 88 f. Dissertação (Mestrado em Odontologia) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2008.
Access type: Acesso Aberto
URI: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/971
Issue Date: 17-Jan-2008
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Odontologia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
399361.pdfTexto Completo8.12 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.