Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/9673
Tipo do documento: Dissertação
Título: Serviço social e relações patriarcais de gênero : mediações na formação profissional
Autor: Sebastiany, Mariana Marques 
Primeiro orientador: Grossi, Patrícia Krieger
Resumo: Nesta pesquisa, investigamos de que forma as relações de gênero vêm sendo mediadas na formação profissional em Serviço Social no âmbito do ensino de graduação presencial no Rio Grande do Sul. Objetivamos dar visibilidade para a relevância dessa temática na formação profissional e contribuir com sua ampliação a partir da tradição marxista. Configura-se como estudo qualitativo, com dados quantificáveis, tendo como referência o enfoque misto e o método materialista, histórico e dialético como guia. Aprofundamos a particularidade das relações patriarcais por meio da centralidade da divisão sexual e racial do trabalho, partindo da perspectiva do nó patriarcado-racismo-capitalismo (SAFFIOTI, 2015) em que relações patriarcais de gênero, étnico-raciais e de classe estão imbricadas, são indissociáveis e estruturam as relações sociais. No primeiro momento, realizamos entrevista semiestruturada com 3 docentes assistentes sociais coordenadores (as) de curso e grupo focal com 12 discentes prováveis formandos (os), oriundos de duas Unidades de Formação Acadêmica (UFAs) públicas e uma privada. Posteriormente, enviamos questionário on-line para docentes assistentes sociais de graduação de todas as UFAs com ensino presencial do estado, obtendo retorno de 19 pessoas. Realizamos análise documental dos projetos pedagógicos de curso, matrizes curriculares, ementas e bibliografias de 8 UFAS com ensino presencial. Além disso, desenvolvemos análise documental em cerca de 15 documentos da categoria que orientam e ou impactam a formação profissional. Objetivando alcançar vários ângulos para análise, concretizamos a técnica da triangulação ao articularmos dados produzidos por meio de distintos participantes (34 ao todo), técnicas e fontes. A análise dos dados qualitativos foi realizada com base na análise textual discursiva. Os dados quantificáveis foram analisados por meio de tratamento estatístico descritivo simples. Identificamos que a apreensão das relações patriarcais de gênero vem sendo constantemente ampliada na profissão, mas nem sempre se reflete em expansão qualitativa na formação profissional. Igualmente, verificamos um expressivo reconhecimento da sua importância sob diversos aspectos. De forma geral, identificamos nas disciplinas mediações ocultas e focalizadas, bem como que as mediações vêm perpassando todos os núcleos de fundamentação da formação profissional sugeridos pelas Diretrizes Curriculares da ABEPSS (1996). Embora a tradição marxista tenha sido reconhecida quando da apreensão das relações patriarcais de gênero, muitos elementos sugerem a prevalência de ecletismo na abordagem, logo, esta não hegemoniza a questão. Adensamos possíveis mediações no que tange às materiais básicas (e temas respectivamente relacionados), inclusive às específicas da profissão, e em relação à tradição marxista. Ademais, em contraposição à concepção ainda persistente de que se trata de tema focalizado, específico, apontamos para a necessidade de avançarmos na compreensão ontológica das relações patriarcais de gênero, isto é, como estruturantes das relações sociais, materializando-as como estruturais na formação profissional.
Abstract: En esta investigación exploramos cómo las relaciones patriarcales de género están siendo mediadas en la formación profesional en Trabajo Social, en las carreras de grado en modalidades presenciales en el estado del Rio Grande do Sul, Brasil. Objetivamos dar visibilidad a la relevancia de este tema en la formación profesional y contribuir con su expansión desde la tradición marxista. Se configura como un estudio cualitativo, con datos cuantificables, teniendo como referencia el enfoque mixto y el método materialista, histórico y dialéctico como guía. Profundizamos la particularidad de las relaciones patriarcales a través de la centralidad de la división sexual y racial del trabajo, partiendo de la perspectiva del nodo patriarcado-racismo-capitalismo (SAFFIOTI, 2015) en el que las relaciones patriarcales de género, étnico-raciales y de clase son imbricadas, inseparables y estructuran las relaciones sociales. En un primer momento, realizamos una entrevista semiestructurada con 3 trabajadores (as) sociales docentes coordinadores (as) de curso de grado y un grupo focal con 12 estudiantes en fase final de la licenciatura, de dos Unidades de Formación Académica (UFA) públicas y una privada. Posteriormente, enviamos un cuestionario en línea a los trabajadores (as) sociales docentes de todas las UFA con enseñanza presencial en el estado, obteniendo respuesta de 19 personas. Realizamos análisis documental de los proyectos del curso pedagógico, matrices curriculares, planes docentes y bibliografías de 8 UFAs con enseñanza presencial. Además, desarrollamos análisis de documentos de 15 documentos de la categoría que orientan y/o impactan la formación profesional. Con el objetivo de alcanzar varios ángulos de análisis, hemos implementado la técnica de triangulación articulando datos producidos por diferentes participantes (34 en total), técnicas y fuentes. El análisis de datos cualitativos se realizó con base en análisis textual discursivo. Los datos cuantificables se analizaron mediante un tratamiento estadístico descriptivo simple. Identificamos que la aprehensión de las relaciones patriarcales de género se ha expandido constantemente en la profesión, pero no siempre se refleja en una expansión cualitativa en la formación profesional. Asimismo, vemos un expresivo reconocimiento de su importancia en varios aspectos. En general, identificamos mediaciones ocultas y focalizadas en las disciplinas, así como que las mediaciones han estado recorriendo todos los fundamentos de la formación profesional sugeridos por las Directrices Curriculares de la Associación Brasileña de Enseñanza y Investigación en Trabajo Social (ABEPSS). Si bien se reconoció la tradición marxista cuando la aprehensión las relaciones patriarcales de género, muchos elementos sugieren el predominio del eclecticismo en el enfoque, por lo que éste no hegemoniza el tema. Incrementamos las posibles mediaciones con respecto a los materiales básicos (y temas relacionados respectivamente), incluidos los propios de la profesión, y en relación con la tradición marxista. Además, en contraposición a la concepción aún persistente de que se trata de un tema focalizado y específico, apuntamos a la necesidad de avanzar en la comprensión ontológica de las relaciones patriarcales de género, es decir, como estructurantes de las relaciones sociales, materializándolas como estructurales en la formación profesional.
Palavras-chave: Relações patriarcais de gênero
Formação profissional em Serviço Social
Divisão sexual e racial do trabalho
Diretrizes Curriculares para os cursos de Serviço Social
Tradição marxista
Relaciones patriarcales de género
Formación profesional en Trabajo Social
División sexual y racial del trabajo
Directrices Curriculares para los cursos de Trabajo Social
Tradición marxista
Área(s) do CNPq: CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::SERVICO SOCIAL
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Sigla da instituição: PUCRS
Departamento: Escola de Humanidades
Programa: Programa de Pós-Graduação em Serviço Social
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Restrição de acesso: Trabalho não apresenta restrição para publicação
URI: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/9673
Data de defesa: 20-Jan-2020
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Serviço Social

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação - Mariana Marques Sebastiany.pdfMARIANA_MARQUES_SEBASTIANY_DIS2,16 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.