Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/9666
Tipo do documento: Dissertação
Título: A escrita autoficcional de Lygia Fagundes Telles : tessituras entre literatura e psicanálise
Autor: Burchardt, Grace Emilia 
Primeiro orientador: Moreira, Maria Eunice
Resumo: Esta dissertação analisa a prática autoficcional de Lygia Fagundes Telles em Invenção e memória, iniciando por um percorrido teórico pelo tema da autoficção, desde a invenção do termo até sua elaboração conceitual. Aborda, também, o acalorado debate que a categoria suscitou no meio acadêmico francês, vindo a transcender fronteiras e sua recepção e repercussão no meio literário brasileiro. Além disso, estabelece um diálogo com a psicanálise e com sua concepção de divisão subjetiva, que impactou a forma mediante a qual a subjetividade, desde o século XX, passou a se expressar. A partir dessas abordagens, analisam-se cinco contos da escritora na referida obra, a saber, “Que se chama solidão”, “Suicídio na granja”, “Cinema Gato Preto”, “Rua Sabará 400” e “Nada de novo na Frente Ocidental”. Nesses, observa-se a presença de estratégias híbridas, sobretudo o hibridismo entre o discurso autobiográfico e o ficcional, que caracteriza a prática autoficcional, além de compreendê-la como expressão das diferentes nuances da divisão do eu, formuladas conceitualmente pela psicanálise.
Abstract: Ce mémoire analyse la pratique dd’auto f iction de Lygia Fagundes Telles dans son livre Invenção e memória Invention et mémoire) O n a fait tout un parcours théorique sur ce sujet, depuis ll’invention du terme dd’autofiction jusqu’à son élaboration conceptuelle, tout en passant par les acerbes discussions qui ont eu lieu dans le milieu intellectuel français, et même au delà. On a tout aussi analysé la réception et la répercussion de ce sujet et de cette pratique littéraire dans le milieu brésilien, grâce à un dialogue avec la psychanalyse et avec ses conceptions de la division subje c tive, qui ont eu un fort retentissement dans la forme moyennant laquelle la subjectivité, à partir du XXème siècle, est venu à ss’exprimer. À partir de ces approches, on a analysé cinq contes de cette écrivain dans le livre ci dessus référé: Que se chama solidão (Qu Qu’ont dit solitude), Suicídio na granja (Suicide dans la ferme), Cinema Gato Preto (Cinéma du chat noire), Rua Sabará 400 (Rue S abará 400) e Nada de novo na Frente Ocidental (Rien de nouveau au front occidental). Dans ces contes, on remarque la présence de stratégies hybrides, telles ll’hybridisme même entre le di scours autobiographique et le discours de fiction tout en révélant particularités et différentes nuances de la fragmentation du moi, élaborées conceptuellement par la psychanalyse.
Palavras-chave: Lygia Fagundes Telles
Autoficção Hibridismo Literário
Psicanálise Divisão Subjetiva
Área(s) do CNPq: LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Sigla da instituição: PUCRS
Departamento: Escola de Humanidades
Programa: Programa de Pós-Graduação em Letras
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Restrição de acesso: Trabalho não apresenta restrição para publicação
URI: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/9666
Data de defesa: 26-Mar-2021
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Letras

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
. Dissertação - Grace Burchardt.pdfGRACE_EMILIA_BURCHARDT_DIS5,43 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.