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Tipo do documento: Tese
Título: Viabilidade e efeitos de uma intervenção baseada na terapia de aceitação e compromisso (ACT) para redução do estresse em universitários
Autor: Zancan, Renata Klein 
Primeiro orientador: Oliveira, Margareth da Silva
Resumo: Esta tese aborda o estresse em estudantes universitários e sua relação com a inflexibilidade psicológica. Em um primeiro momento, é apresentada uma contextualização do projeto e questões teóricas importantes que justificam a relevância deste estudo. São indicados dados de prevalência sobre estresse, estressores e psicopatologias apontados pela literatura em relação aos alunos de graduação e os modelos de programas para saúde mental que têm sido implementados nas universidades, com ênfase naqueles baseados em mindfulness e aceitação. A Terapia de Aceitação e Compromisso é a base teórica deste estudo, sendo uma terapia comportamental contextual que trabalha para reduzir a inflexibilidade psicológica e promover a flexibilidade psicológica. Assim, são apresentados também, na contextualização teórica, os principais conceitos desta abordagem e sua relação com a saúde mental em estudantes universitários. O objetivo principal desta tese é avaliar a viabilidade e efeitos de uma intervenção baseada na Terapia de Aceitação e Compromisso para redução do estresse em universitários. Para isto, esta pesquisa foi dividida em dois estudos complementares. O estudo 1 teve como objetivo mapear sintomas de estresse, ansiedade, depressão, estressores e eventos adversos ao longo da vida, inflexibilidade psicológica e a relação entre estas variáveis em estudantes universitários do Rio Grande do Sul. Este estudo teve delineamento quantitativo, transversal, de caráter exploratório. Fez-se relevante para investigar questões de saúde mental que fomentem a importância de intervenções com esta população, incluindo o programa desenvolvido nesta tese. Já o estudo 2 teve como objetivo avaliar a viabilidade e efeitos da intervenção, intitulada “Programa para redução do estresse em universitários”. Trata-se de um estudo misto, de caráter longitudinal, com análises pré e pós intervenção, séries temporais e análises qualitativas. Para responder aos problemas de pesquisa, a tese desdobra-se em cinco artigos. Entre os principais resultados, destacam-se: O estudo de prevalência (Estudo 1, artigo 1), o qual contou com a participação de 574 estudantes, com idade a partir de 18 anos, de diferentes cursos e universidades, sendo 357 da graduação e 217 da pós-graduação. Os níveis de estresse, ansiedade e depressão foram considerados altos nesta amostra (estresse: 13,2%, nível alto, depressão: 14,6% nível extremo severo e, ansiedade: 18,1% extremo severo). Foram encontradas correlações significativas e positivas da inflexibilidade psicológica com intensidades classificadas como moderadas das sintomatologias supracitadas (0,400≤r<0,700). Além disso, a inflexibilidade psicológica mostrou-se significativa para explicar o estresse percebido (bp= 0,422; p<0,001; R2p=0,176). No estudo 2 (artigos 2, 3 e 4), destacam-se os seguintes resultados: 44 alunos de graduação iniciaram o estudo, sendo que 21 completaram o programa. O estresse percebido (p=0,017) e a inflexibilidade psicológica relacionada ao contexto acadêmico (p<0,01) apresentaram uma diminuição significativa após a intervenção. O índice de abandono foi de 52,3%, sendo a maior chance de desistência explicada pela presença de sintomas de depressão [OR: 1,185; IC95%: 1,018 – 1,380; p=0,029]. Os alunos que completaram o estudo referiram uma experiência positiva e útil em diferentes aspectos de vida e consideraram viável uma intervenção neste formato para estudantes da graduação. Assim, o programa baseado na Terapia de Aceitação e Compromisso para redução do estresse em universitários mostrou-se um formato viável de intervenção para saúde mental de universitários e evidenciou efeitos positivos em relação a diminuição do estresse e da inflexibilidade psicológica.
Abstract: This dissertation addresses stress in university students and its relationship with psychological inflexibility. At first, a contextualization of the project and important theoretical questions that justify the relevance of this study are presented. Prevalence data on stress, stressors and psychopathologies pointed out in the literature in relation to undergraduate students and the models of mental health programs that have been implemented in universities are indicated, with emphasis on those based on mindfulness and acceptance. Acceptance and Commitment Therapy is the theoretical basis of this study, being a contextual behavioural therapy that works to reduce psychological inflexibility and promote psychological flexibility. Thus, the main concepts of this approach and their relationship with mental health in university students are also presented in the theoretical context. The main goal of this dissertation is to evaluate the feasibility and effects of an intervention based on Acceptance and Commitment Therapy to reduce stress in university students. For such, this research was divided into two complementary studies. Study 1 (paper 1) aimed to map symptoms of stress, anxiety, depression, psychological inflexibility and the relationship between these variables in university students from Rio Grande do Sul. This study had a quantitative, cross-sectional, exploratory design. It was relevant to investigate mental health issues that foster the importance of interventions with this population, including the program developed in this dissertation. Study 2 (papers 2, 3 and 4) aimed to evaluate the feasibility and effects of the intervention, entitled "Program for stress reduction in university students". This is a mixed, longitudinal study with pre and post-intervention analyses, time series and qualitative analyses. To respond to the research problems, the dissertation unfolds into four papers. Among the main results, the following stand out: The prevalence study (Study 1), had the participation of 574 students, aged 18 years and older, from different courses and universities, 357 from graduation and 217 from graduate school. Stress, anxiety and depression levels were considered high in this sample (stress: 13,2%, high level, depression: 14,6% severe extreme level and anxiety: 18.1% severe extreme). Significant and positive correlations of psychological inflexibility were found with intensities classified as moderate of the aforementioned symptoms (0,400≤r<0,700). In addition, psychological inflexibility was significant to explain perceived stress (bp= 0,422; p<0,001; R2p=0,176). In study 2 (paper 2, 3 and 4), the following results stand out: 44 undergraduate students started the study, 21 of which completed the program. Perceived stress (p=0,017) and psychological inflexibility related to the academic context (p<0,01) showed a significant decrease after the intervention. The dropout rate was 52,3%, and the highest chance of withdrawal was explained by the presence of depression symptoms [OR: 1,185; IC95%: 1,018 – 1,380; p=0,029]. The students who completed the study reported a positive and useful experience in different aspects of life and considered it feasible to intervene in this format for undergraduate students. Thus, the program based on Acceptance and Commitment Therapy to reduce stress in university students proved to be a viable form of intervention for mental health of university students and showed positive effects in relation to decreased stress and psychological inflexibility.
Palavras-chave: Estudante Universitário
Terapia de Aceitação e Compromisso
Intervenção
Estresse
Saúde do Estudante
University Student
Acceptance and Commitment Therapy
Intervention
Stress
Student Health
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Sigla da instituição: PUCRS
Departamento: Escola de Ciências da Saúde e da Vida
Programa: Programa de Pós-Graduação em Psicologia
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Restrição de acesso: Trabalho será publicado como artigo ou livro
Prazo para liberar texto completo: 60 meses
Data para liberar texto completo: 21/05/2026
URI: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/9649
Data de defesa: 18-Mar-2021
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Psicologia

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