Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/9572
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorFerreira, Maura-
dc.contributor.advisor1Sampaio, Cláudio Hoffmann-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9954330400546507por
dc.date.accessioned2021-04-29T13:42:43Z-
dc.date.issued2021-03-29-
dc.identifier.urihttp://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/9572-
dc.description.resumoProsocial consumer behavior research devotes great attention to donors/helpers but seems to overlook recipients of help. Moreover, socioeconomic status (SES) literature focuses on the effects of lower SES on prosocial behavior, but not on how this status influences disposition to accept help, yet lower SES consumers, who experience financial and social constraints, are commonly recipients of help. This dissertation aims to address these two gaps with two essays that suggest and investigate why and when lower SES consumers’ disposition to accept help varies. The first essay shows results from a systematic literature review to support the idea that recipients of help are often ignored in consumer behavior literature, especially in studies devoted to prosocial consumer behavior. Then, drawing from social psychology literature, theoretical propositions relative to why and when lower SES consumers may accept less or more help are suggested. The second essay investigates the effect of helpers on disposition to accept help among lower (vs. higher) SES consumers. Results from three experimental studies (N = 887) reveal that who the helper is (i.e., a close or a distant helper) affects disposition to accept help among lower SES consumers but not among their higher SES counterparts – lower SES consumers accept less help from a distant (vs. close) helper, this effect is suggested by one of the propositions presented in the first essay. This dissertation advances prosocial consumer behavior literature by exploring disposition to accept help among potential recipients of help. By understanding what encourages donors/helpers to help and recipients to accept help, prosocial relationships become more effective. Moreover, the dissertation contributes to that literature as it suggests and investigates why and when disposition to accept help among lower SES consumers varies. Limited attention has been devoted to this topic, even though there are real-world evidence indicating that lower SES consumers may turn down available help.por
dc.description.abstractPesquisas em comportamento prosocial do consumidor focam em consumidores que oferecem ajuda, mas tendem a ignorar potenciais beneficiários da ajuda oferecida. Ainda, a literatura em status socioeconômico (SES) se concentra no comportamento prosocial de consumidores de SES mais baixo, mas não em como este status pode influenciar a disposição destes consumidores a aceitarem ajuda oferecida gratuitamente, mesmo sendo estas pessoas potenciais recipientes de ajuda. O objetivo desta tese é o de endereçar estas duas lacunas por meio de dois artigos que sugerem e investigam os fatores que influenciam a disposição de consumidores de status socioeconômico mais baixo em aceitar ajuda. O primeiro artigo apresenta resultados de uma revisão sistemática da literatura que suporta a ideia de que recipientes de ajuda são geralmente ignorados em estudos em comportamento prosocial do consumidor e sugere proposições teóricas, respaldadas pela literatura na área de psicologia social, sobre os motivos e quando consumidores de SES mais baixo tendem a aceitar mais ou menos ajuda. O segundo artigo testa empiricamente uma das proposições sugeridas no primeiro artigo - o efeito de quem oferece ajuda na disposição de consumidores de baixo (vs. alto) SES aceitarem ajuda. Resultados de três estudos experimentais (N = 887) revelam que quem oferece ajuda (i.e., se alguém psicologicamente distante ou próximo do potencial beneficiário) afeta a disposição em aceitar ajuda entre consumidores de SES mais baixo, mas não entre aqueles com SES mais elevado – consumidores de baixo SES aceitam menos ajuda de alguém visto como distante (vs. próximo) a eles. Ao se compreender tanto o que encoraja doadores a ajudar quanto potenciais beneficiários a aceitarem ajuda, é possível promover relações prosociais mais efetivas.por
dc.description.provenanceSubmitted by PPG Administração e Negócios ([email protected]) on 2021-04-16T10:32:32Z No. of bitstreams: 1 MAURA_FERREIRA_TES.pdf: 1086087 bytes, checksum: 00c000d9a3319d44c946e4178231a0ee (MD5)eng
dc.description.provenanceRejected by Caroline Xavier ([email protected]), reason: Devolvido devido ao arquivo pdf estar sem Abstract (resumo em um segundo idioma). on 2021-04-27T16:33:32Z (GMT)eng
dc.description.provenanceSubmitted by PPG Administração e Negócios ([email protected]) on 2021-04-27T20:11:54Z No. of bitstreams: 1 MAURA_FERREIRA_TES.pdf: 1090809 bytes, checksum: 36eb3d9c1e1a49a76edf1486810336af (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Sarajane Pan ([email protected]) on 2021-04-29T13:29:37Z (GMT) No. of bitstreams: 1 MAURA_FERREIRA_TES.pdf: 1090809 bytes, checksum: 36eb3d9c1e1a49a76edf1486810336af (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-04-29T13:42:43Z (GMT). No. of bitstreams: 1 MAURA_FERREIRA_TES.pdf: 1090809 bytes, checksum: 36eb3d9c1e1a49a76edf1486810336af (MD5) Previous issue date: 2021-03-29eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/180495/MAURA_FERREIRA_TES.pdf.jpg*
dc.languageengpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpor
dc.publisher.departmentEscola de Negóciospor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsPUCRSpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Administração e Negóciospor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectProsocial Consumer Behavioreng
dc.subjectRecipient of Helpeng
dc.subjectHelpeng
dc.subjectSocioeconomic Statuseng
dc.subjectComportamento Prosocial do Consumidorpor
dc.subjectRecipientes de Ajudapor
dc.subjectAjudapor
dc.subjectStatus Socioeconômicopor
dc.subject.cnpqCIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOpor
dc.titleUnderstanding the determinants of disposition to accept help at the bottom of the socioeconomic status ladderpor
dc.typeTesepor
dc.restricao.situacaoTrabalho não apresenta restrição para publicaçãopor
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Administração e Negócios

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MAURA_FERREIRA_TES.pdfMAURA_FERREIRA_TES1,07 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.