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https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/944
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.creator | Mosmann, Clarisse Pereira | - |
dc.creator.Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4766972H6 | por |
dc.contributor.advisor1 | Wagner, Adriana | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4783365E6 | por |
dc.date.accessioned | 2015-04-14T13:22:37Z | - |
dc.date.available | 2007-07-02 | - |
dc.date.issued | 2007-05-18 | - |
dc.identifier.uri | http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/944 | - |
dc.description.resumo | Esta Tese de Doutorado investiga a relação entre a qualidade do relacionamento conjugal e os estilos educativos parentais. O trabalho é apresentado na forma de artigos, sendo um artigo de revisão crítica da literatura e dois artigos empíricos, preparados para serem encaminhados para periódico científico. O primeiro artigo apresenta uma revisão teórica da literatura na área da qualidade conjugal. Este artigo buscou definir o conceito de qualidade conjugal e para tanto analisou-se sete teorias que influenciaram as pesquisas sobre o tema de forma considerável. Através desta análise identificou-se três grupos de variáveis consideradas como fundamentais na definição da qualidade conjugal: os recursos pessoais dos cônjuges, o contexto em que está inserido o casal e os processos adaptativos. Desta forma, identificou - se que a qualidade conjugal é resultado de um processo dinâmico do casal e por esse motivo é conceito multidimensional. O segundo artigo teve como objetivo analisar como se associam as variáveis da conjugalidade: adaptabilidade, coesão, satisfação e conflito conjugal e as dimensões da parentalidade que compõe os estilos educativos parentais: responsividade e exigência. Para tanto foi proposto um modelo conceitual correlacional entre a conjugalidade e a parentalidade, o qual foi testado através de uma análise de correlação. Para realizar este estudo foi utilizada uma amostra de 149 casais com, no mínimo, um filho adolescente, residentes na capital e no interior do estado do Rio Grande do Sul. Foi utilizado um questionários composto de quatro escalas. Os resultados sustentam o modelo inicialmente proposto, quase que em sua totalidade, e as relações entre as variáveis mostraram-se nas direções esperadas. Esses achados nos indicaram a relevância da relação sistêmica e interativa entre a conjugalidade e a parentalidade. O terceiro artigo buscou identificar um perfil dos casais apresentados no artigo dois no que se refere à relação entre a qualidade conjugal e os estilos educativos parentais. Para tanto, realizou-se uma análise discriminante que visou analisar como as dimensões da qualidade conjugal, adaptabilidade, coesão, satisfação e conflito conjugal se expressam nos estilos educativos parentais. Os resultados mostraram, através dos perfis desses casais, que as dimensões da qualidade conjugal se expressam de forma evidente nas dimensões responsividade e exigência, que compõe os estilos educativos parentais. De forma geral, entre os principais resultados desta tese estão a comprovação da importância da qualidade conjugal na relação pais e filhos; o caráter dinâmico, interativo e bidirecional da relação entre a conjugalidade e a parentalidade; a evidência da expressão das características pessoais dos cônjuges tanto na conjugalidade quanto na parentalidade; e a necessidade de promoção de intervenções com casais no sentido de enriquecer suas habilidades pessoais e parentais. | por |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2015-04-14T13:22:37Z (GMT). No. of bitstreams: 1 391609.pdf: 669577 bytes, checksum: 68d58220b219e7080f418b07a53a5ede (MD5) Previous issue date: 2007-05-18 | eng |
dc.format | application/pdf | por |
dc.thumbnail.url | http://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/7516/391609.pdf.jpg | * |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul | por |
dc.publisher.department | Faculdade de Psicologia | por |
dc.publisher.country | BR | por |
dc.publisher.initials | PUCRS | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Psicologia | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | FAMÍLIA - PSICOLOGIA | por |
dc.subject | PAIS E FILHOS | por |
dc.subject | CASAMENTO (PSICOLOGIA) | por |
dc.subject | RELAÇÕES FAMILIARES | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA | por |
dc.title | A qualidade conjugal e os estilos educativos parentais | por |
dc.type | Tese | por |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Psicologia |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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391609.pdf | Texto Completo | 653,88 kB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
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