Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/9357
Tipo do documento: Dissertação
Título: A participação do público no telejornalismo : uma análise de programas regionais no Brasil
Autor: Dihl, bibiana Meneghini 
Primeiro orientador: Finger, Cristiane
Resumo: Esta dissertação investiga a participação do público em cinco telejornais regionais veiculados por emissoras ligadas à Rede Globo em diferentes regiões brasileiras. Por meio da análise de dez edições, chega-se a uma relação de tipos de participação, que são diferenciados de acordo com o efeito e a mudança que provocam nos programas. O estudo é feito levando em consideração o formato e o conteúdo das mensagens enviadas. Busca-se também identificar se a participação se dá de maneira simulada, com base no conceito proposto por Scolari (2008, 2014, 2018). A proposta metodológica envolve a Análise de Conteúdo, com apoio em Bardin (1977). Os telejornais são submetidos a duas categorizações, que permitem identificar quais formatos e conteúdos proporcionam maior envio de mensagens e possibilitam a formação de uma lista com seis tipos de participação. Conclui-se que o público tem voz e interfere nos programas, embora parte desta comunicação seja simulada.
Abstract: This master thesis investigates the public participation in five regional TV newscasts broadcasted by TV stations connected to Rede Globo in different regions in Brazil. After analyzing ten episodes of the newscasts, it is possible to create a list of participation types, which are differentiated according to the effect and the change they have in the programs. The study takes into account the format and the content of the messages sent to the newscasts. This work also aims to identify if the participation happens in a simulated way, based on the concept created by Scolari (2008, 2014, 2018). This master thesis’s methodology is Content Analysis, by Bardin (1977). The newscasts are classified into two categories, which allow the identification of which formats and contents encourage the public to send more messages and enable the creation of a list of six types of participation. It is concluded that the public has a voice and changes the topics addressed by the program, although part of this communication is simulated.
Palavras-chave: Comunicação
Televisão
Telejornalismo
Participação
Simulação
Área(s) do CNPq: CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Sigla da instituição: PUCRS
Departamento: Escola de Comunicação, Arte e Design
Programa: Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Restrição de acesso: Trabalho não apresenta restrição para publicação
URI: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/9357
Data de defesa: 24-Ago-2020
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
BIBIANA_MENEGHINI_DIHL_DIS.pdfBIBIANA_MENEGHINI_DIHL_DIS4,7 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.