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Tipo do documento: Tese
Título: Planejamento de carreira em adolescentes com altas habilidades/superdotação
Autor: Silva, Vera Alice Pereira da 
Primeiro orientador: Irigaray, Tatiana Quarti
Resumo: Embora os estudos tenham avançados em relação ao conhecimento do funcionamento e formas de atendimentos específicos aos indivíduos com altas habilidades/superdotação, no campo da orientação profissional os programas de carreira voltados a esse público ainda são escassos no Brasil. Objetivos: Esta Tese teve como objetivo geral verificar os efeitos de uma intervenção em orientação profissional para adolescentes com e sem superdotação, na escolha de carreira profissional. Para responder aos objetivos, foram elaborados dois estudos empíricos. O primeiro estudo comparou as características sociodemográficas, o nível de indecisão vocacional, a maturidade para escolha profissional, a autoeficácia geral percebida e os fatores de personalidade entre adolescentes com e sem superdotação. Além disso, buscou verificar associações entre as características sociodemográficas, nível de indecisão vocacional, maturidade para escolha profissional, autoeficácia geral percebida e fatores de personalidade dos adolescentes com e sem superdotação. O segundo estudo comparou os efeitos de uma intervenção em orientação profissional para adolescentes com e sem superdotação em relação à maturidade para escolha profissional, indecisão vocacional, autoeficácia geral percebida e sintomas de depressão, ansiedade e estresse no pré-teste (antes da intervenção), pós-teste (imediatamente após a intervenção) e follow-up (três meses após o término da intervenção). Método: A amostra foi composta por 31 adolescentes, sendo 12 com superdotação e 19 sem superdotação, com idades entre 13 e 20 anos. Os adolescentes foram recrutados por conveniência em uma escola pública e uma privada de Rio Branco – Acre, Brasil. Os superdotados foram identificados e encaminhados pelo Núcleo de Atividades para Altas Habilidades/Superdotação (NAAH/S) de Rio Branco. A intervenção ocorreu em grupo, em um período de oito semanas, com encontros semanais com duração de duas horas cada. A avaliação da intervenção foi realizada antes de seu início (pré-teste), imediatamente após o seu término (pós-teste) e dois meses após o término (follow-up). Antes do início da intervenção (pré-teste), os adolescentes foram convidados a assinarem o Termo de Assentimento ou o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido, o questionário de dados sociodemográficos, Critério de Classificação Econômica Brasil, Escala de Maturidade para Escolha Profissional, Bateria Fatorial de Personalidade, Escala de Indecisão Vocacional, Depression, Anxiety and Stress Scale e Escala de Autoeficácia Geral Percebida. O pós-teste ocorreu imediatamente ao término da oitava sessão, o follow-up foi realizado dois meses após o término da intervenção. No pós-teste e follow-up, os adolescentes responderam aos mesmos instrumentos aplicados no pré-teste, com exceção do questionário de dados sociodemográficos, critério de Classificação Brasil e a Bateria Fatorial de Personalidade. Os resultados dos dois estudos foram analisados por meio de frequências absolutas (n) e relativas (%) para variáveis qualitativas, e por média e desvio padrão para variáveis quantitativas. Devida a distribuição não normal dos dados, optou-se por utilizar testes estatísticos não paramétricos para analisar os dados. Para verificar se existiam diferenças estatisticamente significativas entre os grupos com e sem superdotação, utilizou-se o teste de U de MannWhitney para variáveis quantitativas e o teste do Qui-quadrado para variáveis qualitativas. No Estudo 1 para analisar se tinham correlações entre as variáveis utilizouse correlação de Spearman. No Estudo 2, para avaliar os efeitos da intervenção foi utilizado o teste de Wilcoxon para medidas repetidas de cada grupo avaliado, com objetivo de mensurar diferenças significativas em cada tempo avaliado (pré-teste, pósteste e follow-up). Também foram extraídos média, desvio padrão e mediana de cada teste utilizado. Com objetivo de comparar a diferenças de desempenho de cada grupo avaliado em relação a cada tempo foram calculados os deltas. Para comparar as diferenças significativas entre cada delta e entre cada grupo avaliado foi utilizado o teste de U de Mann-Whitney. Conclusões: No Estudo 1, verificou-se que os adolescentes sem superdotação apresentaram maiores níveis de neuroticismo. Os adolescentes com superdotação obtiveram maiores níveis de realização de autoeficácia geral percebida e apresentaram maiores níveis de determinação, extroversão, autoconhecimento e abertura, em comparação ao grupo sem dotação. Por outro lado, o grupo sem superdotação apresentou maiores níveis de responsabilidade e menores níveis de autoeficácia em comparação aos superdotados. No Estudo 2, os resultados mostraram que a intervenção em orientação profissional reduziu a indecisão vocacional e os sintomas de estresse nos dois grupos. Especificamente, adolescentes superdotados demonstraram aumento dos níveis de determinação, autoconhecimento e maturidade para escolha profissional entre o pré-teste e follow-up. Além disso, apresentaram diminuição dos sintomas de depressão e de estresse. Concluiu-se que os programas de intervenção em orientação profissional para adolescentes, com e sem superdotação, apresentam efeitos na redução do nível de indecisão vocacional e nos sintomas de estresse. Esses efeitos se mantêm, mesmo após dois meses de término da intervenção, no follow-up.
Abstract: Although studies have advanced in relation to the knowledge of the functioning and forms of specific assistance to individuals with high skills / giftedness, in the field of professional guidance, career programs are still scarce in Brazil. Objectives: This Doctoral Thesis had the general objective of verifying the effects of an intervention in professional guidance for adolescents with and without giftedness, in the choice of professional career. To answer the objectives, two empirical studies were developed. The first article compared the sociodemographic characteristics, the level of vocational indecision, the maturity for professional choice, the perceived general selfefficacy and the personality factors between adolescents with and without giftedness; to verify associations between sociodemographic characteristics, level of vocational indecision, maturity for professional choice, perceived general self-efficacy and personality factors of adolescents with and without giftedness. The second article analyzed the effects of an intervention in vocational guidance for adolescents with and without giftedness in relation to the maturity for professional choice, vocational indecision, perceived general self-efficacy and symptoms of depression, anxiety and stress. Method: Both articles reported a longitudinal design, with the participation of 31 adolescents, 12 with giftedness and 19 without diagnosis of giftedness, aged between 13 and 20 years. The adolescents were recruited for convenience at a public and a private school in Rio Branco - Acre, Brazil. The gifted were identified and referred by the Rio Branco Center for High Skills / Gifted Activities (NAAH / S). The intervention took place in a group, over a period of eight weeks, with weekly meetings lasting two hours each. The evaluation of the intervention was carried out before its beginning (pre-test), immediately after its end (post-test I) and two months after the end (post-test II). Before the start of the intervention (pre-test), the adolescents were invited to sign the Informed Consent Form or the Free and Informed Consent Form, the sociodemographic data questionnaire, Brazil Economic Classification Criteria, Maturity Scale for Professional Choice, Battery Personality Factorial, Vocational Indecision Scale, Depression, Anxiety and Stress Scale and Perceived General Self-Effectiveness Scale. Post-test I took place immediately at the end of the eighth session, post-test II was performed two months after the end of the intervention. In the post-test I and II, the adolescents answered the same instruments applied in the pre-test, with the exception of the sociodemographic data questionnaire, Brazil Classification criteria and the Personality Factor Battery. The results were analyzed using absolute and relative frequencies (%) for qualitative variables, and by means and standard deviations for quantitative variables. Associations between variables were analyzed using Pearson or Spearman correlations. The intra-group comparison was performed using the t test for paired samples. Conclusions: In Study 1, it was found that adolescents without giftedness had higher levels of neuroticism. Gifted adolescents achieved higher levels of perceived general self-efficacy. The gifted also showed higher levels of determination, extraversion, self-knowledge and openness, compared to the group without endowment. On the other hand, the group without gifted had higher levels of responsibility and lower levels of self-efficacy compared to the gifted. In Study 2, the results showed that professional guidance intervention reduced vocational indecision and stress symptoms. Specifically, gifted adolescents demonstrated increased levels of determination, self-knowledge and maturity for professional choice between pre-test and follow-up. In addition, they showed a decrease in the symptoms of depression and stress. It was concluded that the professional guidance intervention programs for adolescents, with and without giftedness, have effects in reducing the level of vocational indecision and in the symptoms of stress. These effects are maintained, even after two months of completion of the intervention, in the follow-up.
Palavras-chave: Superdotação
Orientação profissional
Intervenção
Adolescentes
Carreira
Giftedness
Professional orientation
Intervention
Adolescents
Career
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Sigla da instituição: PUCRS
Departamento: Escola de Ciências da Saúde e da Vida
Programa: Programa de Pós-Graduação em Psicologia
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Restrição de acesso: Trabalho será publicado como artigo ou livro
Prazo para liberar texto completo: 60 meses
Data para liberar texto completo: 29/10/2025
URI: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/9298
Data de defesa: 14-Mai-2020
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Psicologia

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