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Tipo do documento: Tese
Título: Infâncias monotônicas : uma rapsódia da esperança : estudo psicossocial cultural crítico sobre as representações do outro na escrita de pesquisa
Autor: Bussoletti, Denise Marcos 
Primeiro orientador: Guareschi, Pedrinho Arcides
Resumo: A tese Infâncias Monotônicas - uma rapsódia da Esperança é um estudo psicossocial e cultural crítico sobre as representações do outro na escrita da infância. Contempla, pela análise, dois espaços e tempos da infância distintos: as crianças do gueto de Terezin, situado próxima à cidade de Praga, no período da Segunda Guerra Mundial, e as crianças da Vila Princesa, localizada na periferia da cidade de Pelotas, em nossos dias. Toma como base a teoria das Representações Sociais de Serge Moscovici, na interlocução constante com outras teorias e campos de conhecimento, especialmente utilizando as contribuições de Walter Benjamin, buscando a defesa de uma Psicologia Social, que pelos contornos da ética e da estética afirme-se através da alteridade que a infância possibilita, como uma ciência do entre, uma ciência de verdades perigosas. A surrealização da escrita de pesquisa como recurso de apresentação, e seu amparo epistemo e metodológico conduz ao tratamento teórico de análise dos dados nesta perspectiva, sustentando a tese que concebe a poética como um dos eixos tradutores das culturas das infâncias. Infâncias que em metáfora musical são defendidas como monotônicas e pelo princípio da esperança dadas como um continuum.
Palavras-chave: PSICOLOGIA SOCIAL
REPRESENTAÇÃO SOCIAL
CRIANÇAS
POÉTICA
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Sigla da instituição: PUCRS
Departamento: Faculdade de Psicologia
Programa: Programa de Pós-Graduação em Psicologia
Citação: BUSSOLETTI, Denise Marcos. Infâncias monotônicas : uma rapsódia da esperança : estudo psicossocial cultural crítico sobre as representações do outro na escrita de pesquisa. 2007. 949 f. Tese (Doutorado em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2007.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/929
Data de defesa: 14-Abr-2007
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Psicologia

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