Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/926
Tipo do documento: Dissertação
Título: Metacognição : uma teoria em busca de validação
Autor: Grendene, Mário Vinícius Canfild 
Primeiro orientador: Jou, Graciela Inchausti de
Resumo: A metacognição é um conceito teórico amplamente utilizado nas áreas de psicologia e educação, predominantemente. No entanto, apesar do uso extensivo, não se verifica atualmente um consenso sobre sua formulação teórica, resultando assim em dificuldades na análise dos processos e etapas de desenvolvimento metacognitivo. Desenvolvido por John Flavell, ao final da década de 1970, com uma definição operacional precisa, este conceito passa a ser empregado de forma bastante diversificada e inespecífica. Assim, os dois problemas fundamentais que motivaram este estudo são: a inexistência de uma conceituação unificada e o reduzido investimento em instrumentos psicométricos que mensurem, realmente, a metacognição. Com base nisso, esta dissertação é desenvolvida na forma de dois artigos. No primeiro artigo, de natureza teórica, apresenta-se uma revisão conceitual da metacognição gerando a proposição de um modelo teórico baseado no trabalho de Flavell. O segundo artigo, a partir da revisão conceitual anterior, examina criticamente os procedimentos e instrumentos comumente empregados na avaliação da metacognição. Tomando como base o processo de adaptação à língua portuguesa do Questinário de Variáveis da Metacognição (Mayor, 1995), é proposto um instrumento novo, o Inventário de Atividade Metacognitiva (IAM), como uma tentativa de mensurar a atividade metacognitiva a partir da revisão do modelo teórico de Flavell. A conclusão que este trabalho pretende lançar reside na afirmação que: a metacognição é uma teoria em busca de validação
Palavras-chave: METACOGNIÇÃO
PSICOMETRIA (PSICOLOGIA)
CONCEITOS (PSICOLOGIA)
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Sigla da instituição: PUCRS
Departamento: Faculdade de Psicologia
Programa: Programa de Pós-Graduação em Psicologia
Citação: GRENDENE, Mário Vinícius Canfild. Metacognição : uma teoria em busca de validação. 2007. 54 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2007.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/926
Data de defesa: 26-Mar-2007
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Psicologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
390151.pdfTexto Completo253,39 kBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.