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Tipo do documento: Dissertação
Título: A experiência de narrar o desconhecido: o engenho da ficção no romance “O irmão alemão”, de Chico Buarque
Autor: Chaves, Anderson Trindade 
Primeiro orientador: Moreira, Maria Eunice
Resumo: O presente trabalho tem por objetivo apresentar uma leitura de abordagem crítica do romance O irmão alemão, de Chico Buarque, de modo a analisá-lo enquanto composição narrativa que articula uma forma representação literária ambígua entre os seus referentes miméticos de uma realidade histórico-social e os seus índices de ficcionalização desse mesmo real a partir do relato de procura do narrador-protagonista por seu suposto irmão judeu desaparecido no contexto de uma Alemanha nazista. Nesse sentido, fundamentamos nossa abordagem não somente nas formulações teóricas que dão conta das assim chamadas ―narrativas do eu‖, mas sobretudo nas que explicam a tradição do gênero romance a partir de sua condição de ambiguidade frente ao mundo histórico-social do qual procede e participa, sobretudo, questionando-o e reinventando-o através de seus processo ficcionais. A partir disso, passamos à análise propriamente dita do romance em questão, de modo a destacar a modulação cambiante na estrutura de seus sentidos, o que impede que a obra seja apreciada por meio de um único modelo de convenção de escrita literária. É justamente a relação tensionada entre os seus estratos de significação que permitem níveis de interpretação e leitura para a decodificação do romance. Assim, entendemos que o universo dos fatos narrados não resulta o mais importante na articulação discursiva da obra. Pelo contrário, a experiência de interpretação, percepção sensível e imaginação da realidade histórica pela perspectiva de um narrador-protagonista é o que potencializa a expressão semântica e ficcional da narrativa presente em O irmão alemão, de Chico Buarque.
Abstract: The present work aims to present a critical reading of novel O irmão alemão by Chico Buarque, in order to analyze it as a narrative composition that articulates an ambiguous literaty representation between its mimetic referents of a historical-social reality and their fictionalization indexes of that same reality from the narrador-protagonist‘s account of the search for his supposed Jewish brother who disappeared in the context of a Nazi Germany. In this sense, we base our approach not only on the treoretical formulations that deal with the socalled ―narratives of the self‖, but above all to those that explain the tradition of the novel/romance genre from its condition of ambiguity regarding historical-social world from which it comes and participates in and, above all, by questioning it and reinventing it through it fictional processes. From this, we move on to the proper analysis of the novel in question, in order to highlight the changing modulation in the structure of its meanings, which prevents the work from being appreciated through a single model of literary writing. It is precisely the strained relationship between its strata of meaning that allows levels of interpretation and reading for the decoding of the novel. Thus, we understand that the universe of the narrated facts is the most important in the discursive articulation of the narrative. On the contrary, the experience oh interpretation, sensitive perception and imagination of historical reality from the perspective of a narrator-protagonist is what plurify the semantic and fictional expression of the narrative present in O irmão alemão, by Chico Buarque.
Palavras-chave: Romance
Autoficção
Literatura brasileira
Chico Buarque
Romance
Self-fiction
Brazilian literature
Chico Buarque
Área(s) do CNPq: LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Sigla da instituição: PUCRS
Departamento: Escola de Humanidades
Programa: Programa de Pós-Graduação em Letras
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Restrição de acesso: Trabalho não apresenta restrição para publicação
URI: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/9257
Data de defesa: 27-Fev-2020
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Letras

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