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Campo DCValorIdioma
dc.creatorEthur, Marília Scheeren-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6953459961384707por
dc.contributor.advisor1Tonin, Juliana-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3602258418079948por
dc.date.accessioned2020-09-01T17:07:55Z-
dc.date.issued2020-03-06-
dc.identifier.urihttp://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/9247-
dc.description.resumoEste trabalho tem por objetivo geral compreender a participação do cinema na dinamização de imaginários sobre o TEA na infância. Os imaginários no cinema são leituras, releituras, significação, ressignificação, interpretação, é um real irreal. O imaginário gera laços, relações, crenças. O cinema é um potente gerador de imaginários, imaginários esses que iniciam individuais e podem se tornar coletivos, porém cada espectador cristaliza os imaginários a partir da sua visão de mundo. Realizou-se uma seleção de seis filmes produzidos entre 2004 e 2017 que trabalham a temática do TEA na infância. Os filmes selecionados foram: Farol das Orcas (2016), Um Elo de Amor(2015), Fly Away (2011), Um Amigo Inesperado (2006), Uma Família Especial (2005) e Missão Especial (2004). O problema de pesquisa deste trabalho é: a partir de quais características estes filmes dinamizam imaginários? Quais seriam os imaginários cristalizados? A metodologia utilizada foi a análise de personagem, onde realizou-se uma tabela adaptada de perfil de personagem, a partir da tabela de perfil de personagem de Campos (2011), e além disso, foram inseridos no trabalho certos diálogos dos personagens dos filmes, para melhor compreensão do universo destes. Os principais resultados foram a identificação de elementos do TEA correspondentes às seguintes manifestações nas crianças: ingenuidade; pureza; inteligência; memória fotográfica; apego à rotina; dificuldade de comunicação; mães das crianças sem vida social, abandonadas pelo parceiro na maioria das vezes; falta de educação especializada; preconceito e préjulgamento por conhecidos ou desconhecidos; apego à mãe; amor aos animais; sensibilidade. Podemos compreender que são desenhados, a partir desses elementos, imaginários da sensibilidade, da diferença e mesmo da exclusão e inclusão. Palavras-chave: Transtorno do Espectro Autista. Cinema. Imaginários.por
dc.description.abstractThis work has as general objective to understand the participation of the cinema in the dynamization of the imaginary about the autistic spectrum disorder (ASD) in the childhood. Imaginary in the cinema are readings, rereadings, meaning, resignification, interpretation, it is an unreal real. The imaginary generates bonds, relationships, beliefs. Cinema is a powerful generator of imaginary, which initiates individual and can become collective, but each viewer crystallizes the imaginary from their worldview. There was a selection of six films produced between 2004 and 2017 that deal with autism spectrum disorder in childhood. The selected films were: Farol das Orcas (2016), Um Elo de Amor (2015), Fly Away (2011), Um Amigo Inesperado (2006), Uma Família Especial (2005) and Missão Especial (2004). The research problem of this work is: from what characteristics do these films dynamize imaginaries? What would be the cristallized imaginary? The methodology used was character analysis, where an adapted character profile table was made, based on Campos’ (2011) character profile table, and in addition, certain dialogues of the characters from the films were inserted in the work, for a better understanding of their universe. The main results were the identification of elements of ASD corresponding to the following manifestations in children: ingenuity; purity; intelligence; photographic memory; attachment to routine; difficulty of communication; mothers of children without social life, abandoned by their partner most of the time; lack of specialized education; prejudice and prejudgment by acquaintances or strangers; attachment to the mother; love of animals; sensitivity. We can understand that they are drawn from these elements, imaginary of sensitivity, difference and even exclusion and inclusioneng
dc.description.provenanceSubmitted by PPG Comunicação Social ([email protected]) on 2020-08-20T15:06:19Z No. of bitstreams: 1 Dissertação Marília Ethur ultima - Copia.pdf: 1765368 bytes, checksum: b4e777391a71f56e7eb890b47b5c3a5b (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Lucas Martins Kern ([email protected]) on 2020-09-01T16:59:56Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Dissertação Marília Ethur ultima - Copia.pdf: 1765368 bytes, checksum: b4e777391a71f56e7eb890b47b5c3a5b (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2020-09-01T17:07:55Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Dissertação Marília Ethur ultima - Copia.pdf: 1765368 bytes, checksum: b4e777391a71f56e7eb890b47b5c3a5b (MD5) Previous issue date: 2020-03-06eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/178731/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20Mar%c3%adlia%20Ethur%20ultima%20-%20Copia.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpor
dc.publisher.departmentEscola de Comunicação, Arte e Designpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsPUCRSpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Comunicação Socialpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectTranstorno do espectro autistapor
dc.subjectCinemapor
dc.subjectImagináriospor
dc.subjectAutistic spectrum disordereng
dc.subjectCinemaeng
dc.subjectInclusioneng
dc.subject.cnpqCIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOpor
dc.titleA participação do cinema na dinamização de imaginários sobre o transtorno do espectro autistapor
dc.typeDissertaçãopor
dc.restricao.situacaoTrabalho não apresenta restrição para publicaçãopor
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